Youtube cria alerta para conteúdo falso

  • em 26 de novembro de 2019

O YouTube também aderiu ao movimento das grandes empresas de tecnologia para coibir disseminações de informações falsas. A partir desta terça-feira, dia 26, a plataforma do Google passa a oferecer um alerta indicando a veracidade do vídeo sempre que o visitante efetivar uma busca.

Os testes com o novo recurso vêm sendo realizados desde março na Índia. Agora, chegam de forma efetiva ao Brasil, país cujos usuários do Youtube ultrapassam os 100 milhões. O alerta se restringirá ao espaço do buscador. Na página dos vídeos e nos próprios vídeos não haverá qualquer menção sobre “fake news”. A empresa assegura que, mesmo constatada a desinformação, nenhum conteúdo será bloqueado. Tudo, porém, será checado por parceiros, como o Estadão Verifica, braço do jornal O Estado de S. Paulo.

“A expansão da ferramenta complementa nosso trabalho constante para acrescentar fontes com autoridade quando as pessoas buscarem por notícias e informações no YouTube”, diz o comunicado oficial.

E mais: Startup é criada para desvendar “fake news”

Críticas

A adesão do Google, via Youtube, na campanha contra as “fake news” não deixa de ser uma resposta às últimas críticas que a empresa vem sofrendo. Em outubro, a Comissão Europeia ameaçou Google, Facebook e Twitter de uma ação regulatória no continente caso as empresas não se mobilizassem para enfrentar a disseminação de inverdades em suas páginas.

Até então, a resposta do Google era única. Ele afirmava não ser responsável pelo que os outros publicam e nem pela checagem desse conteúdo. Afinal, o que ele oferece é um buscador de páginas já publicadas. O problema, atestado pela Comissão, é que o Google, assim como o Facebook e o Twitter, não freiam o funcionamento de seus algoritmos, que acabam impulsionando notícias falsas e aumentando suas visualizações.

Veja também:

Fundador do Wikipédia cria rede “anti-Facebook”

Gigantes de tecnologia enfrentam desconfiança nos EUA

Falha de segurança no WhatsApp coloca em risco o sigilo das mensagens

Views:
380
Article Tags:
Article Categories:
Notícias

Ver também