Vacathon 2020 entra na reta final e anuncia vencedores na próxima sexta

  • em 29 de outubro de 2020

Maratona de inovação promovida pela Embrapa Gado de Leite termina depois de 8 dias de imersão

A 5º edição do Vacathon entra na reta final e as equipe se preparam para a apresentação dos projetos. Faltando apenas um dia para o anúncio do time vencedor, o clima é de expectativa e correria para ajustar detalhes de última hora e adequar as apresentações ao formato digital. Amanhã (sexta 30/10) teremos a apresentação de todos os 35 trabalhos e logo depois a escolha e premiação dos vencedores em formato de reality show, com transmissão em tempo real pelo canal Embrapa no Youtube, Facebook e na Repileite.

A expectativa das equipes para a final do Vacathon

Laura Bahiense, professora da UFRJ, conta um pouco sobre sua primeira experiência no Vacathon: “Estou adorando! A UFRJ veio com duas equipes nessa edição de 2020 e o pessoal está trabalhando duro desde o início do evento. São horas a fio trabalhando nos textos, no Canvas, conversando pelo Meet ao mesmo tempo para acertar os rumos”. Em clima de imersão total, a professora enfatiza que a expectativa dos alunos está a mil desde o momento em que começaram as entregas. “Agora é apresentar e aguardar o resultado”, finaliza Laura Bahiense.

O professor Rafael Ferraz, da UEG, está em seu terceiro Vacathon. No ano passado, sua equipe ficou com o terceiro lugar. Neste ano, a expectativa é grande em torno do projeto que pretende ser um elo da cadeia produtiva leiteira. “Pretendemos impactar o consumidor através do conceito de Vacas Felizes. Queremos mostrar que o produtor se preocupa com o bem estar animal através da validação da nossa ideia”, explica Rafael. Ele conta que os integrantes do time vão se reunir em São Luís de Montes para gravar o vídeo da apresentação do projeto, enfatizando que todos usarão máscaras e respeitarão as medidas de distanciamento e higiene.

E mais: Aparelho movido a energia solar extrai água potável do ar

Hector Matheus é aluno da Pucminas campus Betim, sonha trabalhar na Embrapa e conta que não tira o computador da tomada desde o dia 22, quando começou a maratona do Vacathon. Para manter o bom humor e a disposição, ele toma café e toca violão. Hector fala sobre a alegria de participar do Vacathon pela primeira vez: “Sou de origem simples, tenho raízes na zona rural e estou aqui pensando no meu avô, produtor rural em São José do Goiabal, Minas Gerais. É para ele que eu quero oferecer soluções, é a vida dele que eu quero melhorar”, conta Hector.

Setores no foco do Vacathon 2020

Os temas deste ano seguem três eixos: FoodTech, Inovação e Empreendedorismo e Transformação Digital. Estão inscritas equipes de 27 universidades e são mais de 30 times. Pela primeira vez na história do evento, participam equipes de 3 universidades de Angola e Argentina.

Indústria do leite no Brasil

Segundo a Embrapa Gado de Leite, o Brasil é o quarto país no mundo em produção leiteira, gerando 34,8 bilhões de litros de leite inspecionado em 2019, registrando 2,7% de aumento frente a 2018. Em 2019, a cadeia leiteira empregou 4 milhões de trabalhadores no país e 1,1 milhão de produtores gerando um faturamento estimado de R$ 105 bilhões.

Quem faz o Ideas For Milk

O Ideas for Milk é uma realização da Embrapa Gado de Leite, em parceria com Agripoint, Bovcontrol, Ciatécnica, Texto Comunicação. Conta com o Patrocínio Diamante do Sebrae; Patrocínio Ouro da Tetrapak, Boehringer Ingelheim, TIM; Patrocínio Prata da Vaccinar, FAEMG/Inaes, Sistema Ocemg, Ssistema OCB, Silemg e Patrocínio Bronze da Nestlé, CLAAS, DSM/Tortuga, ABDI, JA Saúde Animal, Piracanjuba, Vivalácteos, Belgo Bekaert, SENAR/GO, ABIQ, Alta Genetics, Abraleite e Vivare. Apoio da Microsoft, KER Innovation e Revista Balde Branco.

Gostou? Nos siga no Instagram para mais conteúdos exclusivos.

Views:
266
Article Categories:
Notícias

Ver também