Varejo traça estratégias para alcançar a transformação digital

Entre os setores da economia brasileira, o varejo talvez seja o que menos caminhou na rota da transformação digital. A maior parte dos processos ainda está longe da automatização já alcançada em outras áreas. Responder sobre como mudar esse cenário foi a proposta do último painel do Latam Retail Show, realizado na última quinta-feira, dia 29, em São Paulo.

Uma das apostas para acelerar as mudanças seria o omnichanel, termo que designa um conjunto de estratégias que integra os diferentes canais de vendas, como as lojas físicas e as plataformas de e-commerce. Essa integração, claro, precisa ter sempre como o foco a facilidade de operação para os clientes.

“Inovação não é o que inventamos, mas o que os consumidores adotam”, disse Regiane Romano, CEO da Vip-System, em matéria publicada pela Época Negócios. “As tecnologias precisam ser usadas para personalizar o atendimento”.

 O evento trouxe alguns bons exemplos de omnichanel. Marcelo Bazzali, diretor executivo do Extra, disse que a empresa vem priorizando o desenvolvimento de aplicativos para anunciar, de forma mais assertiva e individualizada, as ofertas. Há pouco tempo, a rede de supermercados aboliu os panfletos para se concentrar em propagandas digitais. “Com isso, evitamos o desperdício de 25 milhões de folhetos”, afirma Bazzali.  “Hoje, conseguimos personalizar o nosso atendimento, porque conhecemos o perfil de 60% dos nossos clientes”.

Envolvimento dos colaboradores

As mudanças, porém, não devem ficar restrita aos clientes. Para Valdirene Leal, gerente de tecnologia da informação das Pernambucanas, o desenvolvimento do varejo, do atendimento à gestão de estoques, deve envolver todo o corpo de trabalho. “Você não consegue efetuar a mudança se não tiver apoio dos funcionários.”

As Pernambucanas chegaram a criar uma rede social exclusiva para integração das equipes. Nela, as pessoas conseguem não só interagir com seus pares e líderes, mas absorver conteúdo referente ao trabalho que desenvolvem e ficar por dentro de produtos, ofertas, lançamentos e performance das lojas.

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