Toshiba lança equipamento para diagnóstico do câncer

  • em 29 de novembro de 2019

Não é novidade que a chave da cura para muitos casos de câncer está na detecção precoce do problema. Para auxiliar médicos e pacientes nesse processo, grandes empresas se empenham em pesquisas, com resultados promissores. Nessa semana, a japonesa Toshiba anunciou um dispositivo capaz de identificar no organismo, de forma rápida, 13 tipos da doença, com 99% de precisão no diagnóstico.

A nova máquina foi desenvolvida em conjunto com o Instituto Nacional de Pesquisa de Câncer do Japão e pela Universidade Médica de Tóquio. Com uma única gota de sangue do indivíduo, o exame consegue detectar a presença de tumores no estômago, esôfago, pulmão, fígado, vias biliares, pâncreas, intestino, ovário, próstata, bexiga, mama e cérebro.

“Comparado aos métodos de outras empresas, temos como vantagens o grau de precisão, o tempo necessário e o custo”, disse ao The Japan Times o cientista Koji Hashmoto, do laboratório de pesquisa da Toshiba. Ele explica que a tecnologia consegue diagnosticar a doença em seu estágio inicial. O segredo para eficiência estaria no grau de concentração de uma molécula chamada de microRNA, que é alta nos casos de câncer.

E mais: Wireless traz conforto às futuras mães

Mercado

Embora já tenho atingido bons parâmetros, com baixa margem de erro, a Toshiba deverá realizar mais testes com o equipamento ao longo de 2020 antes de comercializá-lo. Enquanto a nova máquina não chega aos hospitais, a empresa segue oferecendo outra tecnologia de detecção do câncer. Trata-se de um chip, associado a um pequeno dispositivo, apto a realizarem diagnósticos em, no máximo, duas horas. Hoje, o custo desse tratamento gira em torno de R$ 800.

Veja também:

Inteligência Artificial contra o câncer

Pele de silicone amplia o uso da Realidade Virtual

Startup catarinense recria a pele humana

Views:
382
Article Categories:
Notícias

Ver também