Startup brasileira desenvolve teste rápido para detectar coronavírus

Startup desenvolve teste para Coronavírus

A pandemia do coronavírus tem causado pânico na população mundial. Em meio à situação difícil que estamos vivendo, é necessário focar nas coisas boas que acontecem ao redor do mundo. Como é o caso de especialistas brasileiros que conseguiram desenvolver um novo teste para o coronavírus.

A startup curitibana Hi Technologies, especializada em exames laboratoriais, desenvolveu um teste de coronavírus que pode dar o resultado em até 15 minutos. O Hilab, aparelho que com apenas algumas gotas de sangue da ponta do dedo realiza exames laboratoriais, é utilizado desde 2017 para testes de outras doenças e agora também pode ser utilizado para identificar a presença do novo vírus. 

Para facilitar o diagnóstico, a empresa está produzindo mais lotes de testes. O primeiro lote chegará a alguns clientes na semana que vem, chegando depois a farmácias e hospitais de algumas das cidades mais populosas do país a partir de abril.

O teste também será disponibilizado em algumas redes de farmácia que já vendem o aparelho. Inicialmente, o custo de cada teste é de R$ 130,00, mas a startup garantiu que está trabalhando para baratear para R$ 75,00 e aumentar o acesso ao diagnóstico.

O procedimento de teste é feito de forma remota, com a amostra de sangue coletada numa cápsula e introduzida com reagentes num dispositivo portátil. O resultado é transmitido instantaneamente para um laboratório físico, onde os dados são processados com uso de algoritmos antes da emissão de um laudo.

Diferente de alguns sistemas utilizados até agora no país, que permitem detectar a doença mesmo antes de uma pessoa ter sintomas da doença, a tecnologia da Hi é para casos em que o indivíduo já apresenta sintomas do novo coronavírus há pelo menos três dias.

Views:
294
Article Tags:
Article Categories:
Notícias

Ver também