Telefones de mais de 400 milhões de usuários vazam do Facebook

  • em 5 de setembro de 2019

O sigilo das informações dos usuários se tornou um grande desafio para o Facebook. Nessa semana, 419 milhões de telefones cadastrados na rede social estiveram expostos na internet. Quem descobriu o vazamento foi Sanyam Jain, pesquisador de segurança, ao encontrar os dados após navegar por um servidor, que não lhe exigiu sequer uma senha.

A notícia saiu primeiro no portal TechCrush, que trouxe mais informações sobre os telefones. Eles seriam de residentes dos Estados Unidos, Reino Unido e Vietnã. Alguns dados traziam, além da localização, os nomes e os gêneros. Segundo o portal, Jain teria encontrado, inclusive, números associados a celebridades.

O problema é que, com o número de telefone e o nome, um criminoso pode se passar por outra pessoa e conseguir trocar senhas e demais acessos ligados a ela, de cadastros em lojas online a plataformas bancárias. O estrago pode ser grande.

E mais: Cofundador do Facebook auxilia Governo dos EUA contra sua antiga empresa

Jay Nancarrow, porta-voz do Facebook, disse que a questão já foi contornada. “Esse conjunto de dados é antigo e parece ter informações obtidas antes de fazermos alterações no ano passado para remover a capacidade das pessoas de encontrar outras pessoas usando seus números de telefone”, explicou ao TechCrush. “O conjunto de dados foi retirado e não vimos nenhuma evidência de que as contas do Facebook foram comprometidas”.

Alarme mundial

Há pouco tempo, no início de 2018, a empresa de Zuckerberg já havia se envolvido em um escândalo de ordem política e amplitude mundial. O conteúdo de pouco mais de 87 milhões de perfis teria sido utilizado pela Cambridge Analytica de forma não autorizada. A empresa havia sido contratada para a campanha de comunicação de Donald Trump, nas eleições do governo norte-americano.

Na época, Zuckerberg veio a público se desculpar e prometeu esforços redobrados para conter os vazamentos.

Veja também:

Instabilidade nas redes sociais do Facebook Inc

Gigantes de tecnologia enfrentam desconfiança nos EUA

Falha de segurança no WhatsApp coloca em risco o sigilo das mensagens

Views:
1630
Article Categories:
Notícias

All Comments

Ver também