Startups promissoras revelam estratégias de crescimento

Fora o rápido crescimento, o que a Gympass, o Quinto Andar e a Rappi guardam em comum? As três startups latino-americanas estudam, dia e noite, como atender o desejo de seu público-alvo. A lição foi explicada e exemplificada justamente pelos os que estão à frente dessas empresas. Eles participaram de um painel sobre inovação no Universo Totvs, evento realizado nessa semana em São Paulo.

Fernando Villela, diretor da Rappi, falou sobre a importância da busca e análise de dados para entender a vontade dos clientes. “No nosso aplicativo, temos a aba ‘Qualquer Coisa’, que é o nosso grande ouvido para escutar as necessidades “, explicou, em matéria postada pela Época Negócios. “Percebemos, por exemplo, que muitos usuários estavam pedindo delivery de produtos de petshop e até dinheiro vivo, hoje duas verticais consolidadas do nosso serviço”.

O estudo de mercado foi o que também indicou o caminho seguido pela Gympass. Em 2012, a startup atuava com foco no consumidor final. Segundo Leandro Caldeira, CEO no Brasil, os custos altos e os contatos difíceis com as academias quase inviabilizaram o negócio.

Certa vez, a Gympass foi sondada por uma grande empresa que queria oferecer aos seus funcionários atividades físicas orientadas. A ideia de ser fornecedor agradou Caldeira. “Ficamos com as antenas ligadas para entender se essa também era uma demanda de outras companhias”, disse. “Fomos entendendo o mercado e migrando para um modelo de negócio B2B”.

E mais: Fundos bilionários miram em startups brasileiras

Fora do lugar comum

Além de entender o mercado, a busca pelo aperfeiçoamento deveria ser uma constante em todas as empresas. Gabriel Braga, CEO do Quinto Andar, explicou que suas equipes são incentivadas a tentar sair do lugar comum. “Gostamos de definir metas muito altas, que não serão alcançadas se os profissionais não pensarem fora da caixa”, afirmou. Ele argumenta, porém, que não há ameaças ou punições. O crescimento viria pela crença de que é possível. “Nossa ideia é sempre mirar no 10 e chegar o mais perto possível disso”

 

Para saber mais sobre inovação, tecnologia e o ecossistemas de startups, siga nosso portal nas redes sociais @PortalNeoRadar.

Veja também:

Estudo aponta crescimento das fintechs brasileiras

Ranking das startups brasileiras mais promissoras

A expansão tecnológica e do ecossistema de startups brasileiro

Views:
15866
Article Categories:
Notícias

Ver também