Startup que desenvolve caminhões automáticos ganha força nos Estados Unidos

  • em 25 de julho de 2019

A automação está, definitivamente, chegando às estradas. A Peloton, startup dos Estados Unidos parceira de grandes montadoras, apresentou neste mês um sistema que permite a um único motorista guiar, ao mesmo tempo, dois caminhões.

Batizada de Automated Following, a tecnologia replica os movimentos de um veículo manualmente guiado em um outro, que segue atrás com o volante vazio. O sistema faz uma mescla, portanto, de robótica com força humana. “Nós vemos os motoristas como os melhores sensores” disse Josh Switkes, CEO da Peloton, em entrevista ao portal Quartz. “Porém, a única coisa melhor do que um motorista humano é um motorista humano com a capacidade aumentada pelos sensores”.

Muitos apostam que o projeto da Peloton é promissor. Desde que foi fundada, em 2011, a startup já recebeu aportes que chegam a US$ 78 milhões. Boa parte dos recursos vieram da Volvo e de grandes fundos de investimentos, como a BP Ventures e a Intel Capital.

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Tecnologias similares já são conhecidas no mercado, embora não com esse nível de independência. O PlatoonPro, da própria Peloton, também empregada em caminhões nos Estados Unidos, oferece o controle à distância dos pedais de aceleração e freio. Porém, a presença do motorista é obrigatória em todos os veículos.

Mesmo com os bons resultados em testes, a aprovação dos caminhões automáticos não é unânime. A Daimler, por exemplo, fabricante alemã que vinha investindo pesado no formato, mudou de foco. Segundo um porta-voz da empresa, em e-mail enviado à Quartz, ela não estava tendo retorno financeiro com a tecnologia, nem para arcar com os custos de seu desenvolvimento.

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