Startup israelense desenvolve tecnologia que promete curar o câncer

  • em 6 de fevereiro de 2019

A cura do câncer pode ser descoberta dentro de um ano, de acordo com Dan Aridor, presidente do conselho da startup israelense Accelerated Evolution Biotechnologies (AEBI). Em entrevista ao jornal Jerusalem Post, o executivo disse acreditar que a empresa que comanda conseguiria oferecer a solução definitiva para doença há anos assola o mundo.

O anúncio foi desacreditado por especialistas. Aridor não só reafirma a cura como garante que a tecnologia trará benefícios em relação à medicina atual. “Ela traz nenhum ou quase nenhum efeito colateral, isto a um custo muito inferior do que a maioria dos tratamentos disponíveis”. Segundo o executivo, todos os testes feitos até o momento apresentaram resultados positivos e consistentes.

Batizada de MuTaTo (multi-target toxin, ou toxina de múltiplos alvos), a proposta da AEBI usa uma tecnologia chamada SoAP, que parte de técnicas de exibição de fagos (phages display), na qual um vírus que infecta uma bactéria pode ser utilizado para desenvolver novas proteínas. Ao contrário do que fazem às técnicas de cura do câncer em desenvolvimento, a MuTaTo combina diversos peptídeos que atacam diversas células cancerígenas ao mesmo tempo.

Ao Jerusalem Post, Ilan Morad, CEO e Founder da startup, compara a descoberta da empresa com a mudança no tratamento da Aids após a chegada do coquetel. “Costumávamos dar diversas drogas [aos pacientes], mas uma de cada vez”, explica. “Durante o tratamento, o vírus sofria mutações e a Aids atacava novamente. Somente quando pacientes começaram a tomar o coquetel, foi possível parar a doença.” Com o coquetel, segundo Morad, os pacientes carregam o vírus do HIV, mas não estão doentes. Já com o MuTaTo, as células cancerígenas seriam mortas e não seria necessário tomar medicamentos pelo resto da vida.

O CEO explica que os testes feitos em animais com a tecnologia obtiveram sucesso no extermínio das células cancerígenas humanas. Agora, a startup se prepara para aplicar os testes clínicos.

Para saber mais sobre inovação, tecnologia e o ecossistemas de startups, siga nosso portal nas redes sociais. @PortalNeoRadar

Leia mais:
Hub da Mineração divulga projetos de startups selecionados para aperfeiçoar o setor mineral
Conheça a empresa de tecnologia com mais de 75% dos funcionários autistas
Projeto visa melhorar a vida de pessoas com mobilidade reduzida com tecnologia AI e robótica
Inteligência Artificial contribui para mobilidade de pessoas em situação de cadeira de rodas

Views:
3449
Article Categories:
Notícias

Ver também