Startup catarinense recria a pele humana

  • em 24 de maio de 2019

Talvez você ainda acredite que a fabricação de pele humana seja possível apenas em filmes e livros de ficção científica. Saiba que essa barreira, há algum tempo, já foi vencida pela humanidade. Grandes laboratórios, sobretudo os voltados a companhias de cosmético, já dispõem de tecnologia para recriar o órgão. O que é novo, porém, é o fortalecimento de empresas brasileiras nesse setor. O exemplo mais palpável é a BioCellTis, startup de biomedicina com sede em Florianópolis, Santa Catarina.

A empresa, fundada em 2017, é fruto do empreendedorismo da farmacêutica Janice Koeep, do engenheiro químico Luismar Marques Porto e do físico Carlos Renato Rambo. Janice havia se dedicado a um projeto acadêmico para reconstrução de peles lesionadas. Os outros dois buscavam caminhos para a construção de peles artificiais. A junção das ideias, somado a muito trabalho, rendeu ao trio a patente de uma matriz biológica, que se utiliza de uma cultura de bactérias para desenvolver uma membrana própria.

Em entrevista ao portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios, Janice explicou que a BioCellTis terá um grande crescimento no segundo semestre. Mais precisamente a partir de setembro, quando os testes cosméticos e farmacêuticos realizados em peles de animais serão proibidos no Brasil. Segundo ela, a startup ganhará contratos, já que importar pele artificial é caro, devido ao seu caráter muito perecível. “Por isso, é de interesse do país ter opções de produção aqui”, disse ao portal.

Outras funções

A empresa não se limita à criação de peles. Ela caminha também para desenvolver um processo que multiplica embriões, o que aumentaria as chances da fertilização in vitro.

A BioCellTis também pretende alcançar o setor de cosméticos. Ela já desenvolve máscaras especiais a partir da membrana que criou, muito útil em tratamentos de rejuvenescimento. O próximo passo seria aplicar essa membrana na medicina, principalmente na reconstrução de órgãos afetados por tumores.

Para saber mais sobre inovação, tecnologia e o ecossistemas de startups, siga nosso portal nas redes sociais. @PortalNeoRadar

Veja também:
Projeto visa melhorar a vida de pessoas com mobilidade reduzida com tecnologia AI e robótica
Inteligência Artificial contribui para mobilidade de pessoas em situação de cadeira de rodas
Startup israelense desenvolve tecnologia que promete curar o câncer

 

 

 

Views:
11281
Article Categories:
Notícias

Ver também