Startup canadense cria sistema que recarrega carros elétricos em 5 minutos

Em sua busca por soluções para infraestrutura, a startup canadense GBatteries está, no momento, desenvolvendo um produto capaz de diminuir para cinco minutos o tempo de recarga das baterias dos carros elétricos. Será um sistema diferente do que hoje é oferecido no mercado, tendo como base a Inteligência Artificial (AI).

“Nossa tecnologia é uma combinação de algoritmos de software (AI) e eletrônica, que funciona com baterias de íon de lítio que já foram validadas, testadas e produzidas por fabricantes de baterias”, diz o Co-founder da empresa, o engenheiro aeroespacial Kostya Khomutov. Ele explica que o AI já vem sendo usada para otimizar o  recarregamento de carros elétricos. A ação possibilita, por exemplo, que o tempo de “abastecimento” seja igual ao gasto quando se está enchendo um tanque em posto de gasolina.

A GBatteries permite controlar alguns fatores cruciais para a funcionalidade de uma bateria. O sistema define, por exemplo, um ponto de controle da temperatura que “desacelera” o processo de recarga, quando o carro está quente, e “acelera”, quando mais frio. Isso otimiza o tempo. O novo produto possibilita que os usuários carreguem uma bateria EV de 60kWh com 119 milhas de alcance em apenas 5 minutos. Hoje, nesse tempo, os produtos disponíveis carregam apenas 15 milhas.

A GBatteries foi criada por Khomutov, pelos engenheiros elétricos Alex Tkachenko e Nick Sherstyuk, e pelo CCO Tim Sherstyuk. Entre os investidores da empresa, estão a Airbus Ventures, Initialized Capital, Plug and Play e SV Angel.

E os carros elétricos, já tem no Brasil?

A inserção do carro elétrico no Brasil caminha a passo lentos. Assim como está sendo feito no resto do mundo, há muito o que se estudar, investir e inovar para que um veículo movido a energia elétrica seja uma realidade nas ruas das cidades.

E um dos fatores que corroboram com o atraso é o custo de produção, que eleva em grandes proporções o valor de venda de um carro elétrico. Isso, sem mencionar as inúmeras modificações na infraestrutura do país para se adaptar a essa tecnologia.

Siga-nos nas redes sociais.
@PortalNeoRadar 

Veja mais:
Inteligência Artificial contribui para mobilidade de pessoas em situação de cadeira de rodas
99 usará realidade virtual para capacitar motoristas em todo o Brasil
Uber quer inserir anúncios pagos na plataforma Eats
Startup de delivery na Índia recebe investimento bilionário

Curtidas:
4 0
Visualizações:
1664
Categorias:
Notícias