A SpaceX enviou ao espaço sua décima sétima missão Starlink, batizada de Transporter-1. O lançamento levou 60 satélites para que se juntem aos mais de 950 pequenos dispositivos do tipo que já estão em órbita. O voo foi feito pelo foguete Falcon 9, que partiu do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.
Cerca de oito minutos após o início do voo, a SpaceX recuperou o impulsionador do foguete, que já voou oito vezes. Ele foi usado para dois lançamentos em 2019, quatro viagens do projeto Starlink em 2020 e para entregar um satélite para s SiriusXM no fim do ano passado.
Veja também:
- Virgin Orbit marca o seu primeiro voo espacial
- Tesla ultrapassa Facebook em valor de mercado e se torna a quinta companhia mais valiosa dos EUA
- Noruega se torna 1º país do mundo a vender mais carros elétricos do que veículos tradicionais
Uma hora depois do lançamento, os pequenos satélites foram lançados em órbita. Por algumas semanas, eles estarão juntos em órbita baixa. No entanto, com o passar do tempo, começam a se separar e serão impulsionados para o lugar previsto pela SpaceX.
A ideia da empresa de Elon Musk com a constelação Starlink é fornecer um sistema de internet de banda larga de baixa latência para atender às necessidades de consumidores em todo o mundo. No total, a SpaceX planeja preencher sua constelação com 1.440 espaçonaves.
De acordo com o site Daily Mail, além do lançamento do Starlink, há rumores de que a SpaceX lançará também nesta semana a nave espacial Starship, que poderá, no futuro, participar de missões tripuladas à Marte. O site afirma que três testes estáticos de fogo dos motores Raptor da espaçonave foram realizados na semana passada.
A grande quantidade de satélites em órbita da Starlink tem causado algumas preocupações nos astrônomos. Alguns deles acreditam que os satélites são tão brilhantes que podem afetar as observações astronômicas. Em resposta a isso, a SpaceX começou a adicionou uma espécie de “guarda-sol” escuro a alguns dos satélites e se comprometeu a tornar os próprios satélites o mais escuros possível.
Gostou do nosso conteúdo? Nos siga no Instagram e tenha acesso a mais materiais exclusivos!