Um recurso do Google que permite projetar animais em 3D usando a câmera do celular viralizou no Brasil. Tubarão, cachorro, gato, leão e até dinossauros podem aparecer na sala da sua casa com a ajuda da realidade aumentada. O recurso, lançado no ano passado, viralizou nas redes sociais, principalmente entre usuários que ainda não conheciam o serviço.
E mais: Recurso de realidade aumentada do Google traz Baby Yoda 3D para sua sala
O recurso demanda dispositivos com sistemas Android 7 ou superior, e iPhones com iOS 11 ou superior. No entanto, para projetar os animais em ambientes desejados é preciso ter um aparelho com suporte para plataforma de Realidade Aumentada do Google ARCore. Em iPhones a tecnologia é compatível com modelos 6S em diante, além do iPad e iPod Touch de 7ª geração. Entre os aparelhos com Android, estão inclusas as linhas Motorola Moto G a partir do modelo G5S e superior, a linha A da Samsung a partir do modelo A3, bem como os Samsung J5, J5Pro, J7 e J7Pro. No site do Google é possível obter a lista completa dos aparelhos compatíveis.
Como ver animais em 3D com o recurso de realidade aumentada do Google
O primeiro passo para ativar a ferramenta é navegar pelo Google usando um aparelho compatível e pesquisar o animal desejado no mecanismo de busca. Se o animal estiver na lista de disponíveis, a plataforma apresentará um box com a imagem da animação logo acima dos resultados da busca.

Em seguida, selecione o botão “ver em 3D”. A animação tridimensional vai aparecer na tela com um fundo cinza. Agora, basta clicar em “ver no meu espaço”. Caso seja a primeira vez, o Google solicita ao usuário permissões de acesso à câmera e à galeria de fotos. Então, o aplicativo Câmera é acionado e a plataforma pede para direcionar a lente para o chão até o modelo de realidade aumentada aparecer na tela.
A lista de animais em 3D que aparecem no Google inclui:
- terrestres: tigre, panda, leopardo, leão, guepardo, cabra, cavalo, urso, lobo, pônei, guaxinim, veado-de-cauda-branca, ouriço-terrestre, píton-real;
- aquáticos: pato-real, jacaré norte-americano, tubarão-branco, tartaruga-verde, polvo comum, peixe-diabo-negro;
- aves: arara, pinguim-imperador, águia;
- domésticos: rottweiler, gato, buldogue francês, pug, golden retriever, zwergspitz;
- dinossauros: Tiranossauro Rex, Velociraptor, Triceratops, Espinossauro, Estegossauro, Braquiossauro, Anquilossauro, Dilophosaurus, Pteranodon e Parasaurolophus.
Parceria com a NASA
O Google e a NASA também fizeram uma parceria para oferecer uma vasta coleção de corpos celestes, como os planetas e suas luas, mas também alguns outros objetos como asteróides. Você pode encontrar as versões AR da maioria deles pesquisando nomes.
Esses resultados em 3D, porém, só aparecem quando você avistar o site da NASA (solarsystem.nasa.gov). Pode ser mais fácil incluir, ao lado, o termo NASA na busca.
- Mercúrio
- Vênus
- Terra
- Lua
- Marte
- Fobos
- Deimos
- Júpiter
- Europa
- Calisto
- Ganímedes
- Saturno
- Titan
- Mimas
- Tethys
- Iapetus
- Hyperion
- Urano
- Umbriel
- Titânia
- Oberon
- Ariel
- Netuno
- Tritão
- Menção honrosa: Plutão
Além dos planetas, a NASA também permite ver alguns de seus veículos e satélites como modelos 3D. Veja alguns dos termos de pesquisa que você pode experimentar.
- Voyager 1
- Apollo
- SMAP
- GRACE-FO
- Curiosity
- Spirit
- Cassini
- Juno
- Delta II
- 70-meter Antenna
- O traje espacial de Neil Armstrong
Você pode testar as buscas em inglês ou português.
Gostou? Saiba mais sobre os animais disponíveis no nosso Instagram!