Saiba como a hospedagem do seu site pode afetar sua segurança e privacidade online

  • em 4 de janeiro de 2019

A forma como você hospeda seu site em uma plataforma online pode ter um impacto maior do que se pode imaginar. Com base no artigo publicado no TechRadar, veja o que você precisa saber para compartilhar suas páginas na web com segurança e privacidade.

Apesar de apresentar baixo custo e ser muito popular entre as empresas, a hospedagem compartilhada pode apresentar diversas desvantagens em relação a segurança de dados e informações. Devido ao fato de dividir uma infraestrutura com vários outros sites e plataformas, o seu site pode ser explorado por outros que compartilham o mesmo servidor, se as permissões de arquivo e diretório forem fracas.

Mas, quais são os meus riscos?

Por exemplo, caso um site utilize medidas de seguranças pouco rigorosas, ou não atualize os plug-ins com frequência, o seu site será afetado. As consequências serão lentidão, tempo de inatividade ou até mesmo códigos indesejáveis. Em palavras mais claras, isso significa que a funcionalidade do seu site pode ser afetada pela falta de organização de outros portais.

Em situações assim, o host compartilhado pode suspender o site até que o servidor efetue uma limpeza de malware. Um servidor não pode arriscar expor um cliente em situações irresponsáveis desta forma. Por isso, é naturalmente indicado que o provedor de hospedagem encerre seu site antes que ele afete outros ou espalhe malware para os visualizadores do site.

Analisando o mercado, é possível dizer que nenhum provedor de hospedagem quer prejudicar sua própria reputação ou contribuir para interrupções ou instabilidade em contas de outros clientes. Por isso, a melhor solução é cortar o site malicioso e colocá-lo em quarentena. Isso significa que seu site estará offline, como se você não existisse mais na web. Para empresas com um grande componente de comércio eletrônico ou dependentes de uma presença online, isso significa receita perdida.

Não provoque um apagão

Com a hospedagem em um servidor privado, o provedor irá gerenciar toda a segurança do site e assume a responsabilidade por fazer com que a bagunça causada pelo malware seja “arrumada”. É muito prático para a organização proprietária do site.

Do contrário, o site ficaria preso no limbo do offline/sem conexão, até que seja feita a limpeza dos arquivos infectados pelo próprio administrador. Causando impactos negativos, prejuízos financeiros e custos adicionais.

Solucionar esses problemas sozinho pode gerar muita dor de cabeça. Por isso, ao contratar um provedor é preciso se atentar ao quanto o servidor consegue te assegurar. Servidores de má qualidade costumam se tornar um pesadelo, enquanto grandes provedores de hospedagem privada transformam a segurança em um sonho. A maioria dos sites de hospedagem está em algum lugar entre esses dois extremos.

Como encontrar o host ideal para o seu negócio online

O host perfeito é aquele que conseguirá prestar assistência quando precisar, saberá compartilhar conhecimento para que você não exponha seu site a situações de risco, e também possibilite dinamizar o seu trabalho com as ferramentas disponíveis. Ou seja, tente encontrar um plano de hospedagem que priorize sua segurança e também libere o máximo possível do tempo da sua equipe.

Na busca pelo servidor ideal para a segurança do seu negócio, a TechRadar listou algumas perguntas para você fazer e se assegurar da escolha certa.

  • Como você vai me ajudar a proteger meu site?
  • Se o site é explorado ou desfigurado, como você responde?
  • Você oferece proteção contra DOS (negação de serviço)?
  • Você oferece uma garantia de uptime?
  • Você lida com backups? Qual é a sua política? Quão fáceis eles são para restaurar?

Enfim, com as respostas você terá uma encontrará o melhor provedor para manter o seu site o mais seguro possível.

Siga-nos nas redes sociais.
@PortalNeoRadar

 

Veja mais:
Dicas para melhorar a inovação de grandes empresas
99 usará realidade virtual para capacitar motoristas em todo o Brasil
Uber quer inserir anúncios pagos na plataforma Eats

Views:
2678
Article Categories:
Conceitos e Tendências

Ver também