RS ultrapassa Minas e Rio em número de startups

No mapa de crescimento das startups do Brasil, o Rio Grande do Sul vem, cada vez mais, conquistando espaço. O último relatório da Associação Brasileira de Startups (Abstartups), divulgado em abril, apontou que o Estado já é o segundo em número de empresas desse segmento, à frente de Rio de Janeiro e Minas Gerais, atrás apenas de São Paulo. É a primeira vez desde 2015 que os três do Sudeste não encabeçam esse ranking.

Os gaúchos superaram os mineiros por pouco. Atingiram 951 startups em 2018, contra 950 de Minas Gerais. Em compensação, o Rio Grande do Sul abriu uma boa margem para o Rio de Janeiro, que possui 822 empresas e, agora, segue como quarto colocado no pódio tecnológico. São Paulo continua absoluto na liderança, com 3671 startups.

O avanço do polo da região sul se deve a algumas razões. A principal delas é o fomento ao empreendedorismo, conduzido pelo poder público, instituições de ensino e grandes empresas. O apoio, de fato, tem sido grande. O Estado viu abrir algumas aceleradoras, como a Ventiur, Won e Grow +. Universidades como a PUC-RS e a Unisinos inauguraram parques tecnológicos em Porto Alegre, que vieram a ser celeiro de boas ideias.

“Posso falar com um olhar bastante neutro, sem bairrismo, que sem dúvida o Rio Grande do Sul é referência para o sistema de inovação no País”, afirma Eduardo Prange, sócio da Zeeng, plataforma de big data analytics voltada para o setor de marketing, com sede na capital gaúcha. Segundo o empresário, o Rio Grande do Sul perdeu, nos últimos anos, espaço no campo tecnológico por ter exportado muita mão de obra qualificada para outras regiões do país. “O Estado está voltando aos poucos ao patamar que nunca deveria ter deixado, que é ser protagonista de seus mercados”, explicou ao Portal Estadão.

Siga-nos nas redes sociais.@PortalNeoRadar

 

Veja mais:
O fim da “era dourada” das startups
Veja como as startups chamadas “unicórnios” estão se movimentando para um modelo de capital participativo
A expansão tecnológica e do ecossistema de startups brasileiro

 

 

Visualizações:
10427
Categorias:
Notícias

Ver também