A Rocket Lab anunciou o desenvolvimento de um foguete que poderá suportar missões tripuladas. Batizado de Neutron, ele terá capacidade de colocar 8 toneadas em órbita baixa ao redor da Terra, e deve fazer seu voo inicial já em 2024. A empresa norte-americana já tem um histórico de 16 lançamentos bem-sucedidos com o um foguete projetado para cargas de pequeno porte que ostenta o título de primeiro foguete construído com compostos de fibra de carbono.
Mas o Neutron será algo completamente diferente. Ele terá 40 metros de altura, mais que o dobro de seu antecessor, com diâmetro de 4,5 metros e será certificado para missões tripuladas. Segundo a empresa ele será totalmente recuperável. Uma ilustração do foguete mostra “pernas” para pouso vertical, assim como nos Falcon 9 da SpaceX.
Veja também:
- Estudo da NASA mostra que alguns organismos da Terra podem sobreviver em Marte
- Sonda da Nasa capta foto inédita da superfície de Vênus
- Amazônia-1: primeiro satélite brasileiro é lançado para o espaço
Assim como o Falcon, o Neutron deve pousar em uma plataforma oceânica. E assim como a startup de Elon Musk, a empresa espera entrar na corrida pelos contratos para botar satélites em órbita e levar cargas para a Estação Espacial Internacional (ISS) e para a Lua, Marte e Vênus.
“As oito toneladas de carga útil do Neutron o torna o foguete de tamanho ideal para implantar lotes de satélites em planos orbitais específicos, criando uma abordagem mais direcionada e simplificada na construção de mega constelações”, explicou Peter Beck, CEO da Rocket Lab, em comunicado.
O novo foguete será lançado a partir de uma plataforma no Complexo de Vôo na Nasa em Wallops, no estado norte-americano da Virgínia, chamada pela Rocket Lab de “Complexo 2”. O “Complexo 1” fica na península de Mahia, na Nova Zelândia.
Gostou do nosso conteúdo? Nos siga no Instagram e tenha acesso a mais materiais exclusivos!