Robô inspirado em formigas substitui GPS

Entre as barreiras ainda a serem superadas pelo homem nesse milênio está localizar-se geograficamente. Por mais que o GPS (Global Position System) tenha tornado esse desafio mais superável, a tecnologia apresenta falhas. É impossível, por exemplo, reconhecer uma rota de tráfego dentro de túneis ou em locais com relevos acidentados. Não à toa, pesquisadores de universidades e de grandes empresas pelo mundo vêm buscando alternativas. Uma delas, saída da Universidade Aix-Marseille, na França, mistura robótica com formigas do deserto.

O projeto consiste em criar o AntBot, que é uma máquina autônoma dotada de um navegador. Suas habilidades, sobretudo os sentidos de locomoção, foram inspiradas no inseto originário do Saara. “Formigas do deserto podem caminhar até 1 km em 30 minutos e retornar à entrada do ninho sem o risco de se perder”, explicou Julien Dupeyroux, engenheiro da Universidade Aix-Marseille, em reportagem da Digital Trends.

Segundo ele, essas formigas andam e param a todo momento, justamente para realizar uma varredura visual de onde caminham. “Queríamos investigar como fazer esse tipo de trabalho de navegação em robôs”.

Precisão solar

A tecnologia desenvolvida por Dupeyroux e equipe consiste em, basicamente, substituir os satélites pela luz do sol como principal instrumento de localização.  “Ao entrar na atmosfera, a luz solar é espalhada pela atmosfera e isso resulta em um padrão específico de polarização, que é simétrico de acordo com o posicionamento do astro”, disse. “As formigas podem usar isso para obter orientação”.

O AntBot vem sendo desenvolvido desde 2017 e ainda se encontra na fase de estudos. Mesmo em testes, o robô já conseguiu entregar uma performance alta. Segundo Dupeyroux, ele é capaz de informar uma localização com diferença de até um centímetro (0,4 polegadas). Em um GPS comum, essa diferença sobe para cinco metros.

Para saber mais sobre inovação, tecnologia e o ecossistemas de startups, siga nosso portal nas redes sociais @PortalNeoRadar.

Veja também:
Captação de energia solar através de vidros e telas está próxima
Caminhão trafega com energia da própria estrada
Carros autônomos: tecnologia garantirá segurança e comodidade à motoristas

 

Visualizações:
11514
Article Tags:
Categorias:
Notícias

Ver também