Reconhecimento facial se expande pelas escolas do Brasil

  • em 28 de agosto de 2019

Os algoritmos, tudo indica, estão na última fronteira do ensino. Novas tecnologias estão movimentando o mercado educacional, inclusive no Brasil. Muitas escolas e universidades vem investindo em ferramentas de biometria facial, fortalecendo um mercado que deve faturar U$ 30 bilhões até 2021, segundo a ABI Research.

Em São Paulo, as aplicações começam a aparecer. Neste ano, os alunos e funcionários da Faculdade Santa Marcelina, por exemplo, passaram a usufruir de um serviço de reconhecimento pessoal, desenvolvido pela FullFace. O mecanismo consegue identificar pontos do rosto e, assim, liberar acessos, provas, conteúdos, e por aí vai. A captação de imagens pode ser feito por leitor biométrico ou, na falta dele, por um smartphone ou tablet, habilitado pelo aplicativo próprio.

A empresa já segue as diretrizes da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor só em agosto do ano que vem. Todas as fotos coletadas para criar as identidades digitais são deletadas após o registro. Nenhum dado, portanto, é armazenado.

E mais: Software de reconhecimento facial ajuda ONG brasileira

Avanços pelo país

O uso da tecnologia tende a se expandir rapidamente. Em 2020, o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) deverá ter esse tipo de reconhecimento facial, seja para facilitar as verificações dos aplicadores de prova, seja para implementar a versão digital da prova.

O que pode ser entrave para o crescimento da biometria seria o custo de implantação. O investimento inicial de um aplicativo como a da FullFace tende a ser alto. Ele compensaria, porém, com a economia que as instituições teriam com impressão de documentos, crachás e provas.

Para saber mais sobre inovação, tecnologia e o ecossistemas de startups, siga nosso portal nas redes sociais @PortalNeoRadar.

Veja também:

Inteligência Artificial contribui para mobilidade de pessoas em situação de cadeira de rodas

Reconhecimento facial enfrenta problemas nos EUA

União Europeia propõe diretrizes éticas para a Inteligência Artificial

Views:
1226
Article Categories:
Notícias

Ver também