Uber lança app para recolocação profissional

  • em 9 de outubro de 2019

Após ampliar os serviços a ponto de ganhar as ruas das grandes cidades, os aeroportos norte-americanos e até o céu de Chicago, o Uber deixa o transporte um pouco de lado e se aventura como plataforma de recolocação trabalhista. A empresa lançou o Uber Works, com a proposta de ligar empresas com vagas abertas e profissionais a procura de oportunidades.

O projeto ainda está em fase de testes. A princípio, funcionará apenas em Chicago e se restringirá a vagas sem vínculo empregatício, nas funções de garçons, faxineiros e cozinheiros. Mesmo piloto, as perspectivas de avanço são grandes. O otimismo da empresa está no cenário descrito pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Ele prevê que, no próximo ano, 43% da mão-de-obra dos Estados Unidos será formada por autônomos.

O novo aplicativo funcionará em parceria com a TrueBlue, uma espécie de agência de empregos com sede em Washington. A TrueBlue possui um braço operacional chamado PeopleWork’s, que será responsável por viabilizar o pagamento da empresa contratante ao trabalhador. Assim como na versão de carros de passeio, a receita do Uber resultará de uma porcentagem paga pelo serviço, ainda não especificada.

E mais: Uber faz parceria com cidades para vender passagens de trens e ônibus

Além da recolocação

Por falar em relações de trabalho, o Uber não atravessa um bom momento. No início do mês, a Califórnia aprovou a lei AB5 que que obrigada plataformas de transporte a estabelecer vínculo empregatício com os motoristas. Eles passaram a ter direitos de seguridade do país, como salário mínimo e pagamento de horas extras.

A lei passa a valer no dia 1º de janeiro de 2020. Até lá, a diretoria jurídica do Uber buscará meios e argumentos para que a mudança não ocorra.

Veja também:

Drones do Uber entregam McDonald’s na Califórnia

Empresas disruptivas se valorizam mesmo sem lucro

Crescimento exponencial de startups pode ser o sinal de mais uma grande bolha

Views:
689
Article Categories:
Notícias

Ver também