Realidade Virtual entra nos processos de RH do Walmart

  • em 8 de julho de 2019

A realidade virtual avança a olhos vistos e não só pelas lentes especiais dos óculos 3D. A sua aplicação, já corriqueira entre os setores produtivos e de serviços, chegou recentemente aos departamentos de recursos humanos. O Walmart, um dos gigantes do varejo mundial, começou utilizar a tecnologia para avaliar e promover funcionários.

Cerca de 10 mil trabalhadores nos Estados Unidos já participaram do processo. Usando um aparelho de VR, produzido pela Oculus, eles foram desafiados a realizar diferentes tarefas de gestão, por meio de um simulador construído pela Strivr. O foco do mecanismo era dimensionar o quanto os trabalhadores são hábeis na administração de tempo e na escolha de prioridades, algo difícil de ser avaliado apenas por entrevistas pessoais. Os que encontraram as melhores soluções avançaram nas etapas seletivas.

O número de participantes é ainda pequeno, se levarmos em consideração os 1,5 milhão que atuam na companhia. Porém, o resultado do teste foi positivo, a ponto de viabilizar não só o crescimento da aplicação dentro do Walmart, mas também a sua expansão para outras empresas do ramo.

E mais: Realidade Aumentada mudará nossa forma de interagir com o mundo

Mesmo com a boa aceitação, tanto dos recrutadores quanto dos funcionários, o Wallmart não deixará de lado, por enquanto, as avaliações convencionais. “A Realidade Virtual será apenas um dos pontos de nosso processo de seleção”, explicou Beth Nagel, gerente de Recursos Humanos do escritório de Pittsburg. “Ela também não será usada como um desqualificador”, completou, em entrevista publicado pela Wall Street Journal.

Beth reforçou que as dinâmicas no aparelho de VR não justificarão qualquer demissão de funcionários. O objetivo será apenas o de viabilizar promoções.

Para saber mais sobre inovação, tecnologia e o ecossistemas de startups, siga nosso portal nas redes sociais @PortalNeoRadar.

 

Veja também:

A “terceira onda” tecnológica: como encarar o cenário

Algoritmos de IA operam melhor em países ricos

Amazon lança aplicativo para identificar peças de roupa

 

Views:
16790
Article Categories:
Notícias

Ver também