Brasil avança no investimento em novas tecnologias

  • em 13 de novembro de 2019

De acordo com o Índice de Inteligência Empresarial 2019, realizado pela Zebra Technologies, somente este ano foram investidos, no Brasil, US$ 6,1 milhões em novas tecnologias, como internet das coisas (IoT) e plataforma de dados. Cerca de 45% a mais que o ano anterior. Esse estudo mostra um avanço das empresas brasileiras nesse sentido.

Ao todo, foram entrevistados 950 responsáveis pelas áreas de Tecnologia da Informação em empresas de nove países: Alemanha, Brasil, China, Estados Unidos, França, Índia, Japão, México e Reino Unido. As análises foram feitas a partir dos critérios de gerenciamento de dados e dos aspectos sobre IoT, bem como a capacidade de se adaptarem às novas tecnologias.

Segundo o estudo, grande parte do impulso que favoreceu o aumento do investimento em novas tecnologias no país foi o varejo, a partir de uma tendência global. Em entrevista para a Época Negócios, Alessandro Matos, diretor geral e vice-presidente para a América Latina da Zebra Technologies, afirma que as empresas têm investido com o objetivo de otimizar custos e trazer mais eficiência operacional.

E mais: Empresas investem em novas aplicações para os drones

Cenário Brasileiro

Apesar do aumento em investimentos nas novas tecnologias, Matos acredita que o Brasil ainda tem muito para avançar em relação às empresas “inteligentes”. O estudo aponta que o índice de inteligência empresarial no Brasil é de 18%, um crescimento de dez pontos percentuais se comparado ao ano anterior e 70% das empresas brasileiras entrevistadas já estão em processo de transformação.

Para o executivo, os motivos que impedem o investimento em novas tecnologias são o baixo crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e as altas taxas. “Há uma demanda na adoção de novas soluções no Brasil. E há muito mercado para isso, pois as empresas, até mesmo as multinacionais, precisam se renovar”, finaliza Matos.

Veja também: Boticário vai investir em reconhecimento facial

No ranking de inovação, Brasil fica em 40º lugar

Tecnologia solidifica agronegócio brasileiro

Views:
654
Article Categories:
Notícias

Ver também