Cientista brasileira recria neurônios em laboratório

  • em 3 de março de 2020

Os avanços da medicina no trato das doenças neurológicas trazem consigo o conhecimento de uma brasileira. A bioquímica Margaret Magdesian, paulista, ex-professora da UFRJ, desenvolveu uma placa capaz de recriar células nervosas em laboratório. Ela é a mulher por trás do Ananda Devices, empresa que ergue plataformas de nano e microtecnologias para a pesquisa e diagnóstico médico.

A Ananda foi criada há quatro anos com a proposta de oferecer ao mercado um sistema de teste de fármacos mais eficientes. Ao criar a placa de neurônios, que permite cultivar um sistema nervoso humano em um chip, a empresa de Margaret permitiu que os medicamentos fossem testados em células derivadas dos próprios pacientes.

“A maior parte da nossa compreensão do sistema nervoso humano vem de estudos em animais, mas os animais não desenvolvem naturalmente o autismo, o mal de Alzheimer ou o mal de Parkinson”, explicou ela ao portal do Cartier Women’s Initiative, prêmio em que a bioquímica foi finalista no ano passado.

A sua tecnologia permite conectar neurônios em um chip 60 vezes mais rápido do que eles podem crescer na natureza. “Essa rápida inervação torna os organoides totalmente funcionais e prontos para testes, além de nos dar um tempo precioso”.

E mais: Chip reproduz atividades de neurônios

Pesquisa sobre neurônios no Canadá

A solução da Ananda só foi possível, claro, após mais de 20 anos de estudo de sua fundadora. Margaret, que passou um período em pesquisas no Instituto de Neurociências de Montreal, no Canadá, encontrou motivação em sua mãe, que sofria de uma doença neurológica incurável. “Nenhuma droga poderia aliviar a dor da minha mãe”, disse. “A vida dela me inspirou a dedicar minha vida a melhorar o desenvolvimento de medicamentos.”

Hoje, a Ananda Devices atende empresas de 14 países. “E vamos crescer ainda mais”.

Veja também:

Inteligência artificial colabora com diagnósticos

Toshiba lança equipamento para diagnóstico do câncer

Inteligência Artificial contra o câncer

Views:
1087
Article Categories:
Notícias

All Comments

Ver também