Moderna anuncia 100% de sucesso em testes iniciais de vacina contra coronavírus

Vacina da farmacêutica Moderna

A corrida pela vacina contra o novo coronavírus teve um marco nesta terça-feira. A farmacêutica norte-americana Moderna anunciou que sua vacina contra a covid-19 teve 100% de sucesso nos testes preliminares. Os resultados foram publicados no New England Journal of Medicine. 

As ações da companhia subiram abriram em alta de 12% nesta quarta-feira com a divulgação dos resultados do estudo. As ações já tinham quadruplicado este ano após o início dos testes da vacina, para 29 bilhões de dólares. Os bons resultados dos testes também impulsionaram o Ibovespa e índices americanos na manhã desta quarta-feira.

Na publicação, a Moderna confirmou o que se esperava desde que as primeiras notícias surgiram, há dois meses. A vacina é majoritariamente segura e gerou respostas de imunização que podem proteger os pacientes. A autarquia de saúde do governo americano afirmou que as descobertas corroboram a importância de novas, e decisivas, fases de testes.

A Moderna vai agora começar um teste com 30.000 pessoas começando no dia 27 de julho que vai dar a resposta final se a vacina funciona ou não. A Moderna foi a primeira farmacêutica a fazer testes em humanos e, com essa notícia de hoje, pode ser a primeira a lançar comercialmente seu produto. A companhia aposta numa linha própria, usando RNA mensageiro que ensinaria o corpo humano a produzir anticorpos “em branco” para impedir o vírus antes que ele de fato inicie a infecção.

Na publicação, a Moderna divulgou que conduziu uma primeira fase de testes com 45 adultos entre 18 e 55 anos, que receberam três diferentes dosagens. A resposta de anticorpos foi maior com a maior dosagem, mas todos os testados conseguiram proteção contra a covid-19. O percentual de efeitos adversos (21%) foi considerado aceitável pelos pesquisadores. Uma segunda fase de testes, com 600 adultos, está em andamento.

As divulgações dos avanços transformaram a Moderna num fenômeno do mercado financeiro: seu valor de mercado quadruplicou esse ano, para 29 bilhões de dólares.

Views:
652
Article Categories:
CoronavírusNotícias

Ver também