Microsoft lança programa pela saúde mundial

  • em 31 de janeiro de 2020

A saúde tornou-se tema de debates pelo mundo devido aos crescentes episódios de coronavírus. O avanço da doença mobiliza ações do poder público, sobretudo em hospitais e aeroportos, e também da sociedade civil, incluindo grandes empresas. Talvez motivada por esse apelo, a Microsoft chegou a anunciar nessa semana o lançamento do programa AI for Health, cujos investimentos chegam a US$ 40 milhões.

Com o programa, a empresa de Bill Gates pretende empregar ferramentas de Inteligência Artificial para capacitar pesquisadores e organizações que atuam em prol da saúde. O foco dos treinamentos serão as equipes que visam melhorar as condições de vida de comunidades carentes pelo mundo.

São três as áreas de atuação do AI for Health. A primeira é a pesquisa em prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. A segunda é preparar os agentes para proteger os cidadãos de crises globais, como a do coronavírus. Por fim, melhorar o acesso dessas comunidades aos melhores serviços.

E mais: Inteligência artificial colabora com diagnósticos

Filantropia

“A AI for Health é uma iniciativa filantrópica que complementa nosso trabalho mais amplo na Microsoft Healthcare”, disse John Kahan, Chief Data Analytics Officer da Microsoft, no blog da empresa. “Apoiaremos organizações sem fins lucrativos e colaboração acadêmica específicas com os principais cientistas de dados da Microsoft, acesso às melhores ferramentas de IA da classe e computação em nuvem, além de apoio financeiro”.

Kahan avalia que, embora o mundo tenha vivido uma onda de progressos tecnológicos, em todas as áreas, ela não tem alcançado todas as pessoas. “Há uma grande necessidade de se concentrar em questões sociais, como reduzir a iniquidade em saúde e melhorar o acesso à assistência ”, explicou. “Existem problemas reais de saúde nos quais a IA pode desempenhar um papel importante, e pode ser nossa melhor opção para acelerar a pesquisa ou expandir o alcance de novas soluções, especialmente em áreas que podem não ter atenção do setor comercial de saúde”.

Veja também:

Inteligência Artificial contra o câncer

Wireless traz conforto às futuras mães

Avanço do 5G chega às indústrias, mas não às cidades

Views:
590
Article Categories:
Notícias

Ver também