L’Oréal usa IA para criar cosméticos individuais

  • em 19 de fevereiro de 2020

A L’Oréal, multinacional francesa entre as líderes no segmento de cosmético, se tornou também uma incubadora de novas tecnologias. Ela já começou a divulgar um novo dispositivo que permite, a partir da inteligência artificial, desenvolver cremes e maquiagens individualmente customizados.

O produto, batizado de Perso, foi apresentado durante o Consumer Electronic Show (CES) 2020, realizado em janeiro na cidade de Las Vegas. É uma peça de 16 cm de altura e peso de um quilo. Dentro dela, três pequenos tubos com os insumos para a fabricação dos cosméticos. Para ser acionada, é necessário o uso do aplicativo, que pode ser baixado em smartphones Android e iOs.

O funcionamento é simples. O usuário bate uma foto de seu rosto. A partir da imagem, a tecnologia ModiFace da L’Oréal, de IA, presente no app, realiza o mapeamento da pele. Identifica, por exemplo, as rugas, linhas finas, poros. As informações são repassadas via bluetooth ao aparelho, que também consegue analisar questões locais, como umidade, emissão de raios UV, temperatura e grau de poluição.

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Com todos esses dados, o hardware do Perso move e comprime os tubos para criar o cosmético adequado ao tipo de pele da pessoa e ao ambiente onde ela está no momento. Os cartuchos são uma espécie de refil, que podem ser trocados por cores diferentes.

As vendas só devem acontecer a partir de 2021. Os testes, porém, já deixaram otimistas os executivos da empresa. “Estamos comprometidos em fazer da L’Oréal a líder em Beauty Tech e o Perso é o próximo passo nessa emocionante jornada”, disse Nicolas Hieronimus, vice-presidente.

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