LinkedIn do Futebol: Aplicativo faz a conexão entre jovens jogadores e olheiros de grandes clubes

  • em 20 de dezembro de 2018

Uma das grandes plataformas de recrutamento usadas pelas grandes empresas é o LinkedIn. Lá, é possível colocar suas melhores habilidades, suas experiências passadas além de poder compartilhar conhecimento, conteúdo e conquistas através dos posts no seu feed.

É nessa lógica que o app Tonsser funciona. Porém, a novidade é que ele tem o intuito de recrutar novos jogadores para os grandes clubes de futebol europeus. A plataforma é um “aplicativo medidor de desempenho” voltada para jovens que sonham em jogar em um grande time.

O aplicativo é comandado pela startup homônima situada em Copenhague, Dinamarca, e já possui presença em países como Alemanha, França, Noruega e Suécia. Com a soma de todos os usuários, o Tonsser já tem registrado 800 mil jogadores de futebol.

A startup arrecadou 5,5 milhões de euros em financiamento liderado pela Alven Capital, com a participação dos investidores existentes da SEED Capital e da Wellington Partners.

Segundo o CEO e co-founder Peter Holm, a Tonsser quer facilitar a inserção de jovens talentos no mercado esportivo e, paralelamente, ser uma plataforma de inspiração, fazendo assim com que um jogador sinta-se inspirado por outro através de competições patrocinadas e conteúdos de habilidades no futebol, dentro do app.

Os recursos presentes no aplicativo – disponível para iOS e Android – incluem a opção de criar um perfil, carregar e compartilhar fotos e vídeos de destaques dos jogos, adicionar várias estatísticas das partidas e informações sobre as equipes, além da possibilidade do usuário poder seguir outros clubes e jogadores.

O uso da ferramenta digital e a extração das métricas esportivas ajudará a firmar um futebol mais meritocrático. Além disso, os dados registrados permitem que o algoritmo da Tonsser forneça uma pontuação dinâmica.

“Depois de uma partida [registrada], o algoritmo Tonsser calcula uma classificação para cada jogador com base no desempenho individual, no desempenho da equipe e nos votos de ‘Man of the Match’ dos companheiros de equipe”, explicou Holm.

É através desse mecanismo de descoberta de dados, juntamente com parcerias de marcas e conteúdos, além de concursos e testes patrocinados, que foi montado o modelo de negócio da Tonsser. O aplicativo é gratuito para jogadores e treinadores, mas os olheiros pagam pelo acesso especial.

Buscando o desenvolvimento da plataforma, a Tonsser irá adicionar funções como “gravação automatizada de vídeo”, permitindo que jogadores e equipes capturem e compartilhem seus destaques dos jogos de uma maneira simples. O app também  está trabalhando para acomodar dados de wearables, rastreando assim o desempenho físico e, possivelmente, alimentá-los no processo de pontuação.

O novo investimento será usado para apoiar o crescimento e posicionar a startup como a principal comunidade de jovens jogadores. Holm diz que 86% das equipes de jovens francesas de 15-19 estão usando agora o Tonsser. O aplicativo será lançado na Inglaterra em 2019 e está preparando um lançamento global, que incluirá também os EUA e outros países.

Siga-nos nas redes sociais.
@PortalNeoRadar

Views:
616
Article Categories:
Notícias

Ver também