Lente robótica habilita olho humano a dar “zoom” por meio de piscada

Nunca a tecnologia esteve tão à serviço da visão humana quanto agora. Nessa semana, cientistas da Universidade da Califórnia, Estados Unidos, lançaram a primeira lente robótica que se têm notícia. Ela permite, a partir do piscar dos olhos, aproximar ou distanciar imagens, em um “zoom” automático.

As novas lentes, feitas de polímero, imitam os sinais elétricos do globo ocular, captados durante o sono. Elas conseguem expandir e retrair por meio de microelétrodos dispostos ao redor do olho. Acionadas em uma dupla piscada rápida, são capazes de aumentar o foco em até 32%.

“Mesmo que seu olho não consiga ver nada, muitas pessoas ainda podem mover o globo ocular e gerar este sinal eletro-oculográfico”, explicou Shengqiang Cai, que coordenou a pesquisa, em entrevista ao site “New Scientist”, republicado pelo O Globo. São justamente esses sinais que possibilitam o movimento do “zoom”.

E mais: Conheça 10 inovações para os próximos cinco anos

A aplicação das lentes são muitas. Mais do que o desenvolvimento de próteses oculares, a nova tecnologia poderia ser usada, por exemplo, em câmaras cujo controle remoto seria feito apenas pelos olhos.

O sistema imita os mecanismos naturais dos olhos humanos e da maioria dos mamíferos”, diz o resumo do artigo, disponibilizado no portal da Advanced Functional Materials. “O presente estudo tem o potencial de ser usado em próteses visuais, óculos ajustáveis e robótica operada remotamente no futuro”.

 

Para saber mais sobre inovação, tecnologia e o ecossistemas de startups, siga nosso portal nas redes sociais @PortalNeoRadar.

 

Veja também:

Projeto visa melhorar a vida de pessoas com mobilidade reduzida com tecnologia AI e robótica

Robótica ameaça 20 milhões de empregos até 2030

Robô inspirado em formigas substitui GPS

Views:
18730
Article Categories:
Notícias

Ver também