Apple, Amazon e Google se unem em projeto de IoT

  • em 19 de dezembro de 2019

Grandes empresas de tecnologia, entre elas a Apple, a Amazon e o Google, celebraram uma parceria para desenvolver um padrão aberto, livre de royalties, para aparelhos de uso doméstico. Elas farão parte do Project Connected Home over IP, capitaneado pela Zigbee Alliance, entidade global que há 17 anos incentiva o desenvolvimento de softwares abertos de Internet das Coisas (IoT).

O acordo foi divulgado no último 18, em carta assinada pelas companhias envolvidas. “O projeto é construído em torno de uma crença compartilhada em que os aparelhos para casas inteligentes devem ser seguros, confiáveis e fáceis de usar”, diz a carta, publicada em jornais de todo mundo, como o Financial Times.

A proposta do compromisso é que os equipamentos desenvolvidos por essas empresas consigam interagir via Iot entre si, sem qualquer barreira de proteção. Uma residência poderá manter, por exemplo, os assistentes Alexa, da Amazon, e o Google Home funcionando em conjunto. E ambos poderão acionar a assistente virtual Siri, da Apple.

E mais: Alexa chega ao Brasil em versão adaptada

Fora de disputa de Iot

Essa convergência fugiria das disputas comerciais entre as marcas. Foi lançada exatamente no momento em que há uma corrida entre os assistentes de IoT para ocupar fatias maiores no mercado. De toda forma, os benefícios do projeto não se restringirão ao usuário. Essas empresas desenvolverão um código aberto para a interação dos dispositivos, que complementará as tecnologias já existentes.

Além das três gigantes, participarão do projeto outros membros da Zigbee Alliance, como IKEA, Legrand, NXP Semiconductors, Resideo, Samsung SmartThings, Schneider Electric, Signify (antes Philips Lighting), Silicon Labs, Somfy e Wulian.

Veja também:

Assistentes virtuais entram na rotina de milhões de pessoas

IoT auxilia abastecimento de água no DF

Inteligência Artificial reduziria as jornadas de trabalho para 12 horas semanais

Views:
734
Article Categories:
Notícias

All Comments

Ver também