Inteligência Artificial contra o câncer

  • em 22 de novembro de 2019

A Inteligência Artificial (IA) chegou de forma definitiva aos hospitais. Uma de suas aplicações vem ajudando pacientes com câncer. Algoritmos já conseguem prever a qualidade de vida futura dessas pessoas, com índice de acerto que supera os 80%.

Assim afirma o estudo da Faculdade de Saúde Pública da USP, divulgado pela Folha de S. Paulo. A pesquisa foi realizada entre 2017 e 2019 em dois hospitais oncológicos paulistas, junto a 777 pessoas com câncer avançado, internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Um sistema de IA indicou quais deles teriam condições de viver os próximos de 30 dias com as dores e outros sintomas controlados.

A previsão ajuda médicos e familiares a escolherem o tratamento adequado, incluindo cuidados paliativos. “Os médicos ficam com um pé atrás se o melhor é investir na qualidade de vida ou continuar com tratamentos agressivos”, disse à Folha Alexandre Chiavegatto Filho, professor da USP e coordenador da pesquisa. “É sobre essa decisão que a gente está tentando ajudar com inteligência artificial. Poder dizer: ‘esse paciente, com essas características, tem provavelmente menos de 30 dias de qualidade de vida’”.

O trabalho científico é considerado o primeiro sobre predição de qualidade de vida de doentes com câncer. Recentemente, foi publicado no periódico científico internacional Journal of Critical Care.

E mais: Inteligência Artificial contribui para mobilidade de pessoas em situação de cadeira de rodas

Inteligência Artificial na prática

Embora o sistema tenha alcançado acertos expressivos, ainda caberia novos testes, com um número maior de pacientes,  antes de levá-lo a outros hospitais.

 “Só vamos colocá-los em prática quando tivermos a certeza de que estamos tomando a melhor decisão possível. É a situação do carro sem condutor hoje nos EUA. Ele é algoritmo de inteligência artificial que funciona muito bem, mas que só vão colocar em prática quando estiverem melhores que os condutores humanos”, explica Chiavegatto.

Veja também:

Startups de saúde e bem-estar avançam pelo país

No ranking de inovação, Brasil fica em 40º lugar

Conheça 10 inovações para os próximos cinco anos

Views:
490
Article Categories:
Notícias

Ver também