Instagram passa a emitir alerta contra fake news

  • em 24 de dezembro de 2019

O Instagram está cada vez mais reforçado para coibir a disseminação de fake news. Há alguns dias, a rede social, que pertence ao Facebook, aprimorou o seu programa de checagem. Agora, os conteúdos, cuja veracidade já era avaliada por algoritmos, passarão também por análise de entidades parceiras, independentes.

Mudanças também na tela. Sempre que alguma postagem for avaliada como falsa, o usuário verá um alerta. Ele será transmitido a todos que visualizem o conteúdo, seja no feed, nos perfis, nos stories ou via direct. Mais do que o aviso, as pessoas receberão também alguns links externos, de fontes confiáveis, que explicam onde está a desinformação.

Haverá, claro, intercâmbio de alertas com o Facebook. A rede criada por Mark Zuckerberg já vinha desenvolvendo, desde 2018, melhorias em sua plataforma para dificultar a propagação de boatos. Abriu um canal de denúncias e chegou, inclusive, a banir páginas que, comprovadamente, realizavam a disseminação de fake news.

Outro recurso a ser oferecido pelo Instagram, e possivelmente pelo Facebook, é o bloqueio do bullying. Sempre que alguém tentar publicar alguma legenda ofensiva a outras pessoas, um sistema de Inteligência Artificial (IA) sinalizará as palavras que deverão ser trocadas. Não haverá a proibição de postagem. Porém, dará oportunidade ao usuário repensar o seu texto e editá-lo.

Conteúdo jornalístico

Ainda dentro do combate aos boatos, o Facebook promoveu, nesse ano, uma parceria com a News Corp, que mantém grandes jornais pelo mundo, entre eles o New York Post e o The Wall Street Journal. A rede passou a oferecer a aba “News”, em que o usuário tem acesso às principais manchetes do dia.

Essa aba também terá um sistema de IA. Com o tempo e a sequência de leituras, um algoritmo montará, periodicamente, uma lista de textos sobre os assuntos mais procurados pelo usuário. “As pessoas desejam e se beneficiam de experiências personalizadas no Facebook, mas nós sabemos que há reportagens que transcendem a experiência individual”, disse o comunicado, publicado no blog oficial da empresa, em outubro. “Nós queremos apoiar a ambos”.

Views:
510
Article Tags:
Article Categories:
Notícias

Ver também