Conceitos e Tendências

A velocidade das mudanças e a inovação

As mudanças no mercado têm acontecido de forma cada vez mais rápida. Com a velocidade das mudanças, em um piscar de olhos surgem novas tecnologias, novas tendências, novas necessidades dos consumidores e a melhor alternativa para as empresas entrarem no ritmo é inovar.

Nesse artigo iremos tratar sobre a velocidade das mudanças, abordar os motivos pelos quais as empresas devem inovar e iremos desmistificar a inovação e como ela pode ajudar a construir um novo futuro para o seu negócio.

A velocidade das mudanças

Antes de tudo, você já pensou em quanto tempo uma determinada solução demorou para atingir uma marca de 50 milhões de clientes? Bom, vamos analisar:

  • Os aviões levaram 64 anos;
  • Os telefone com fios demoraram 50 anos;
  • Os cartões de crédito e débito levaram 28 anos;
  • Já os smartphones atingiram o marco em 12 anos;
  • O Facebook levou apenas 4 anos
  • E o jogo de aplicativo mobile Pokémon GO atingiu o marco em 19 dias.

Atualmente, as soluções estão sendo adotadas mais rapidamente e estão atingindo um maior número de pessoas em pouco tempo. O volume de conectividade têm alterado a forma com que os negócios são construídos. Hoje o mundo está extremamente conectado. Em um minuto, milhões de pessoas estão exercendo suas atividades na internet e tudo isso faz com que as mudanças sejam realizadas em um tempo cada vez menor.

Além disso, ao se pensar na velocidade das mudanças, não se pode esquecer o contexto em que nos encontramos. A pandemia está sendo um momento muito triste e delicado e que vêm promovendo uma grande disruptura em diversos setores. Alguns foram mais impactados, sendo levados a uma queda, assim como houveram setores que começaram a ganhar destaque. Esse momento representa uma virada de chave, onde cada vez mais estaremos conectados em com novos padrões. E quais são os padrões que foram impulsionados durante a pandemia.

A preferência pelo digital, a fidelização perante ao posicionamento de algumas empresas, o consumo seguro, a busca pela saúde e qualidade de vida como também a busca pela sustentabilidade, afastamento das metrópoles, trabalhos flexíveis e o autoatendimento foram alguns padrões impulsionados durante a pandemia.

Assim, dado que as coisas estão mudando, e estão mudando cada vez mais rápido, como podemos construir um novo futuro? Nós podemos buscar melhorias fazendo algo de uma forma diferente, criar novas coisas ou ter uma inovação que cause uma disruptura.

Por que inovar?

O sucesso de hoje, não garante o sucesso de amanhã! Você consegue pensar em alguma empresa que a um tempo atrás era referência em seus mercados e hoje não existem mais?

Isso ocorre porque a vida média das empresas diminuiu muito. Antes, as empresas tinham uma vida média de 60 anos, e hoje esse número caiu para uma média de dez anos. Isso só exemplifica como devemos estar constantemente nos reinventando. Também pode-se observar que 52% das empresas que eram as melhores do mundo antes, hoje não existem mais.

E nesse mesmo mercado, surgem empresas de tecnologias que vêm conseguido, de uma forma muito acelerada, alcançar relevância e valor de mercado superiores a um bilhão. Nessa nova era da tecnologia, podemos observar empresas que são baseadas em dados são consideradas as mais valiosas do mundo.

Hoje em dia, os dados são considerados o novo petróleo. É um bem extremamente valiosos e, assim como o petróleo, se não for refinado, não pode ser realmente aproveitado. Logo é preciso se reinventar constantemente, ficar atento à tecnologias emergentes e o impacto que elas podem causar na nossa realidade.

Então quebre aquela máxima de que em time que está ganhando não se mexe!

Desmistificando a inovação

Antes de tudo, ao se falar em desmistificar a inovação, a primeira coisa que se é necessária são pessoas que desafiam o status quo, ou seja, pessoas questionadoras e mente aberta. Para inovar é necessário desafiar os padrões.

E afinal, o que é inovação? Alguns conceitos que englobam o tema acabam sendo interpretados de forma errada, como por exemplo:

  • Incubadora.
  • Aceleradoras.
  • LAB.
  • Startup.
  • LEAN.

Nenhuma das expressões acima são sinônimo de inovar. A inovação é um termo mais amplo e que não se resume a uma instituição ou ferramenta. Incubadoras, aceleradoras, labs, startups e a metodologia LEAN são mecanismos para promover a inovação.

Steve Blank define inovação como: “Satisfazer os desejos e as necessidades atuais ou futuras do cliente, transformando uma ideia em produto ou serviço…

… com velocidade e urgência, utilizando os mínimos recursos e com baixo custo.”

Assim, Inovação é gerar valor ao cliente de uma forma otimizada.

Existem vários tipos de inovação e podemos destacar três pontos importantes sobre inovar:

A aplicação da inovação

Em primeiro lugar, existem diferentes formas de se inovar que não se limitam a apenas na criação de um novo produto. A inovação pode estar na forma em que se oferece um serviço, em como é feito determinada atividade ou até mesmo em processos organizacionais.

Grau de novidade

Também deve-se lembrar que, ao tratar-se de inovação, muitas vezes se imagina soluções incríveis, nunca vistas antes e que revolucionem o mercado. Entretanto, nem toda inovação precisa ser radial, é possível inovar em coisas simples e ainda assim gerar valor.

Maneiras de inovar

Deste modo, é valido pontuar que não existe apenas um modo de se promover a inovação. Antigamente se acreditava ser necessário possuir uma grande estrutura e equipe de especialistas para que ela seja desenvolvida internamente. Hoje as empresas podem inovar utilizando um processo aberto, colaborando com outras empresas, instituições de pesquisa e outras diversas organizações em prol do desenvolvimento de uma solução.

Conclusão

Com as rápidas viradas que o mercado dá, as tecnologias em nosso dia a dia servem para nos mostrar como essas mudanças vão impactar as nossas atividades. Não adianta olhar pra trás para entender o futuro, o futuro já está acontecendo, ele só não está uniformemente distribuído em nosso dia a dia. Inovar, ser questionador e introduzir novas tecnologias em seu negócio é essencial para entender o impacto que se pode causar dentro do seu segmento e se manter relevante no mercado.

Quer saber mais sobre inovação e os seus benefícios para o seu negócio? Conheça a Neo Ventures Academy e venha aprender sobre inovação com quem inova de verdade!

Bruno França Pádua

Posts Recentes

Neo Ventures promete transformar o mercado da inovação

Você está convidado para conhecer o futuro da inovação! No dia 02/02 às 18h, a…

4 horas atrás

Inovação na prática: como traçar uma estratégia para inovação

Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando dizemos a palavra “inovação”?…

1 dia atrás

Edital aberto: Participe do InovaCoop e desenvolva sua solução em parceria com a Embrapa e OCB.

Estão abertas as inscrições para as startups interessadas em participar da segunda edição do programa…

1 semana atrás

Identificando oportunidades para inovar

É fato que o mercado está a cada dia mais competitivo. Surgem a todo momentos…

3 semanas atrás

Edital aberto: Conte com a ajuda do SEBRAE em 2022

Estão abertas as inscrições para as startups interessadas em fazer parte do Fast Motion, programa…

1 mês atrás

Tipos de inovação o impacto de cada uma no seu negócio!

Você sabia que existem tipos de inovação? O mundo está mudando cada vez mais rápido,…

1 mês atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!