Programa de Inovação Aberta incentiva o surgimento de projetos e soluções para o mercado com base na inovação e tecnologia em cidade mineira

Congonhas Inova

A Prefeitura de Congonhas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia em parceria com a Neo Ventures, lançou, por plataformas digitais o Programa Congonhas Inova, com objetivo de se desenvolverem novos projetos e soluções tecnológicas que tenham aplicabilidade real no mercado e que gerem benefícios para Congonhas, cidade de Minas Gerais, e região.

Em 2017, com a criação da nova pasta no Governo Municipal, foi idealizado o Ecossistema de Inovação local e criada a Lei 3.713, de 20 de novembro de 2017, que dispõe sobre a Política Municipal de Estímulo ao Empreendedorismo Digital e ao Desenvolvimento de Startups e Empresas de Inovação e Base Tecnológica em Congonhas. A partir disso, começaram a ser realizados eventos e outras atividades relacionados à inovação e tecnologia com forma de incentivar o empreendedorismo. A Prefeitura começou a articular este movimento que envolve ainda empresas privadas, pequenos empreendedores e startups universidades, rede pública de ensino. 

E mais: Conheça alguns dos principais editais de Inovação Aberta que estão em andamento

A necessidade de um espaço físico fez surgir o QG da Inovação, que é um coworking público, que tem como objetivo o desenvolvimento de ideias e negócios, a partir da iniciativa pública municipal, da inovação e tecnologia, em parceria com a academia, instituições públicas de ensino, grandes empresas privadas da região.

Para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, este é um projeto fundamental para a economia de Congonhas e região, já que há décadas há um debate sobre a diversificação econômica para que a cidade não dependa tanto da mineração e da siderurgia. O entendimento é que a força da indústria fortemente instalada deve servir de impulso para, a partir de então, aconteça a transição para uma nova economia, mais moderna e dinâmica a partir da inovação tecnológica. Delas dependem as empresas públicas e privadas aprimorar seus processos produtivos. Congonhas vê aí a possibilidade de desenvolvimento de muitas empresas de ramos e áreas distintos, com o aproveitamento de grandes talentos existentes no município.

Há a previsão de investimento de R$ 20 mil em cada projeto que se destaca, sem contrapartida, para incentivar os empreendedores a darem os próximos passos. Há ainda o programa de residência, que seguirá no QG da Inovação, para oferecer toda a assistência a esses empreendedores, a fim de que consigam atribuir valor de mercado a seus produtos.

Sobre as atividades

O ecossistema de inovação de Congonhas já realizou nove rodadas de Meetup – evento temático focado em compartilhamento de experiências a cerca de um tema – feitos em instituições de ensino. O público pôde compreender melhor, por exemplo, o que é startup, ecossistema de inovação e o Congonhas Inova. O público presencial foi superior a 1.700 pessoas.

O Congonhas for Science é um desafio científico para projetos de pesquisas de todas as áreas do conhecimento. Tem o propósito de gerar visibilidade para a qualidade do trabalho científico desenvolvido nas instituições de ensino técnico ou superior. Saiba mais sobre o programa clicando aqui.

O primeiro Hackathon de Congonhas seria realizado em abril, mas, por causa da pandemia, foi transferido para julho. Foram realizadas cerca de 100 inscrições A primeira temática será a sustentabilidade de uma empresa mineradora, da prefeitura e de algum outro possível parceiro. Um segundo Hackathon deverá ser realizado também em Conselheiro Lafaiete.

O Congonhas Lab é uma iniciativa que colabora no desenvolvimento de ideias inovadoras em negócios de alto impacto, através de uma metodologia intensiva, em que os empreendedores vivenciam todas as fases de desenvolvimento de uma startup com o auxílio de uma equipe de profissionais especializados que irão compartilhar suas experiências, através de mentorias e atividades práticas. A duração das atividades será de aproximadamente três meses, com encontros presenciais e desafios semanais. possui atividades aos sábados. Para se inscrever acesse o link: https://gust.com/accelerators/congonhas-lab até 10 de agosto.

Views:
388
Article Categories:
Notícias

Ver também