Notícias

Identificando oportunidades para inovar

É fato que o mercado está a cada dia mais competitivo. Surgem a todo momentos novas tecnologias, novas empresas e a única saída para se manter relevante é apostando em inovação.

Diferente do que muitas pessoas acreditam, a inovação não é uma ideia que simplesmente surge quando menos se espera e para alcançar soluções inovadoras é necessário sair da rotina. Como dizia o próprio Einstein “Insanidade é continuar fazendo sempre as mesmas coisas e esperar resultados diferentes.”

Assim, para enxergar oportunidades de inovar é necessário abrir os horizontes. Nesse artigo, iremos te apontar 3 dicas para exercitar um pensamento mais aberto e assim identificar oportunidades para inovar.

Abraçar as mudanças

A primeira tarefa ao buscar por soluções inovadoras é abraçar o desafio da mudança. Muitas vezes quando nos deparamos com uma situação diferente, acabamos por nos intimidar. Toda mudança gera desconforto, medo e resistência e por isso, seguir uma rotina à risca pode ser prejudicial para o processo de inovação.

Somos capazes de nos adaptar e criar novos hábitos, se permita a explorar novas formas de realizar uma atividade em seu dia a dia e se permita explorar novas possibilidades.

Faça o exercício de ouvir

Saber ouvir as pessoas ao seu redor é fundamental no processo de inovação. As vezes a oportunidade está batendo na sua porta e você está a perdendo por não dispor um tempo para ouvir a uma ideia ou opinião. É fundamental que parar, ouvir e pensar sejam parte do seu dia a dia. É com a colaboração das pessoas ao nosso redor e com tempo para parar e analisar se as ideias podem ser desenvolvidas e agregar valor.

Buscar por informações

Não basta apenas estar situado dos assuntos que têm relação direta com o seu negócio ou situações internas da sua empresa. Ao se limitar ao que já é do seu conhecimento, você pode estar perdendo novas metodologias de negócio, tecnologias e estratégias usadas por outros segmentos mas que poderiam ser absorvidas e servir de inspiração.

É importante ler artigos, jornais e estar sempre atento ao mercado como um todo. Outro ponto que ajuda no processo de busca pela informação é fazer networking com pessoas de áreas diversas. Assim, você além de ficar por dentro, abre espaço para novos negócios e parcerias.

Como dar os primeiros passos?

Quando o assunto é inovação, não existe um passo a passo a ser seguido. Cada empresa terá um processo único dentro das condições e limitações em que está inserida. Entretanto é possível listar alguns passos que costumam ser comuns

  • Imaginar: A capacidade de gerar ideias e possibilidades, buscar pelos insights.
  • Desenvolver: É o momento de começar a trabalhar a ideia e construir um protótipo, mesmo sem ser 100% funcional, mas o suficiente para tangibilizar a solução.
  • Experimentos e testes: Testar a ideia com um público reduzido
  • Avaliar: Analisar os resultados e a viabilidade do projeto.

Quer aprender mais sobre inovação de forma simples e objetiva? Conheça a Neo Ventures Academy e venha aprender inovação com quem inova de verdade!

Bruno França Pádua

Posts Recentes

Neo Ventures promete transformar o mercado da inovação

Você está convidado para conhecer o futuro da inovação! No dia 02/02 às 18h, a…

4 horas atrás

Inovação na prática: como traçar uma estratégia para inovação

Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando dizemos a palavra “inovação”?…

1 dia atrás

Edital aberto: Participe do InovaCoop e desenvolva sua solução em parceria com a Embrapa e OCB.

Estão abertas as inscrições para as startups interessadas em participar da segunda edição do programa…

1 semana atrás

Edital aberto: Conte com a ajuda do SEBRAE em 2022

Estão abertas as inscrições para as startups interessadas em fazer parte do Fast Motion, programa…

1 mês atrás

Tipos de inovação o impacto de cada uma no seu negócio!

Você sabia que existem tipos de inovação? O mundo está mudando cada vez mais rápido,…

1 mês atrás

A velocidade das mudanças e a inovação

Com as rápidas viradas que o mercado dá, as tecnologias em nosso dia a dia…

1 mês atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!