EUA pressionam Brasil contra a Huawei

  • em 19 de novembro de 2019

Previsto para 2020, o leilão no Brasil da tecnologia 5G pode ser desfalcado de uma das maiores empresas do mundo em inovação. O governo brasileiro estaria sendo pressionado pelos Estados Unidos para barrar a entrada da chinesa Huawei no mercado do país.    

O lobby contra a chegada está sendo realizado por representantes do presidente Donald Trump. Eles vem aproveitando reuniões com autoridades brasileiras, todas de caráter diplomático, para colocar a gigante asiática como ponto de insegurança cibernética. Eles argumentam que os equipamentos da Huawei seriam frágeis para barrar ataques de hackers e de espiões internacionais.

De acordo com reportagem da Folha de S. Paulo, as ofensivas contra a Huawei por parte dos Estados Unidos tem sido intensas. Após o encontro nesta semana de Jair Bolsonaro com Yao Wei, presidente-executivo da empresa, emissários do governo norte-americano avisaram que a parceria entre os dois países na área de telecomunicações depende de garantias de que o país terá uma 5G confiável. Algo que a empresa chinesa não fornece.

Vale lembrar que a Huawei é a maior fornecedora de equipamentos de rede de telefonia no mundo. Mais da metade das operadoras nos cinco continentes usa essa tecnologia.

E mais: Boicote à Huawei movimenta mercado de tecnologia

Parceria com os EUA

Em agosto, o Brasil foi designado pelo próprio Trump como aliado preferencial extra-Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte). O status garante ao Brasil acesso privilegiado à cooperação militar e à transferência de tecnologia com os americanos.

Para que esse mais esse acordo seja válido, o país precisa demonstrar confiabilidade, o que inclui, outra vez, negar acesso à Huawei. “Permitir equipamentos de telecomunicações chineses em qualquer ponto de uma rede 5G cria um risco inaceitável para a segurança nacional, infraestrutura, privacidade e direitos humanos”, disse a missão diplomática dos EUA, em nota publicada pela Folha .

Veja também:

O que podemos aprender com a China sobre inovação

Avanço do 5G chega às indústrias, mas não às cidades

Pentágono acirra disputa entre gigantes da tecnologia

Views:
514
Article Tags:
Article Categories:
Notícias

All Comments

Ver também