Hospital de São Paulo imprime respirador em 3D

  • em 31 de março de 2020

Entre as forças-tarefas que se iniciaram após a ainda crescente pandemia do coronavírus, uma está unindo diferentes segmentos profissionais para a produção de ventiladores pulmonares. Designers, engenheiros e médicos encontraram na tecnologia 3D uma solução rápida para projetar os equipamentos, imprescindíveis na sobrevida dos pacientes.

Em São Paulo, o Hospital Albert Einstein construiu o seu protótipo, que entrará em algumas semanas na fase de testes. É o mini ventilador Breath4Life, criado pelas startups que Hefesto e Anestech, que estão na Eretz.bio, a aceleradora da instituição. O respirador portátil, que pode ser impresso em 3D, funciona por meio do oxigênio que emana dos próprios usuários. Não depende, portanto, de energia elétrica.

A tecnologia será disponibilizada gratuitamente. O roteiro para a sua impressão deve ser publicado, em breve, na página da Eretz.bio. A previsão é de Luiz Fernando Michaeli, médico, diretor da Hefesto. “Há uma grande preocupação em fornecer suporte científico para quem pretende imprimir este modelo”, disse, em matéria publicada pela Gazeta do Povo.

E mais: Vale lança edital para encontrar soluções relacionadas ao Covid-19

Ventilador 3D no primeiro atendimento

Embora seja prático, o Breath4Life não poderia ser usado em pacientes que sofrem de síndrome de angústia respiratória, que é o estágio avançado da Covid 19. Isso porque, já que não usa eletricidade, o ventilador 3D não consegue indicar o fluxo de oxigênio. O que não o torna menos importante no sistema de atendimento da doença.

“Na carência de ventiladores mais robustos, como os microprocessados disponíveis em UTI, o Breath4Life poderá ser usado”, disse o médico Diógenes Silva, diretor da Anestech. “Ele é considerado um ventilador de entrada e de transporte, liberando os ventiladores mais robustos para pacientes mais graves”.

Veja também:

Robôs utilizam luz UV para limpar hospitais

Startup cria triagem on line de pacientes do Covid-19

Coração gerado em impressora 3D abre novos caminhos na medicina

Views:
593
Article Categories:
CoronavírusNotícias

Ver também