Dicas para se evitar ciberataques durante o home office

  • em 16 de março de 2020

Na Europa, principalmente na Itália e Espanha, muitas empresas orientaram os seus funcionários a cumprirem o expediente em casa. Pelo alto contingente de trabalhadores em home office por conta da pandemia do Covid-19, que tende a crescer no mundo todo, algumas medidas são necessárias em relação à segurança de dados.

 Ontem, a Agência de Cybersegurança da União Europeia (Enisa) chegou a divulgar uma lista de recomendações. São atos simples, mas que podem reduzir os riscos de ataques de hackers, evitando uma série de transtornos futuros. Vamos a eles:

  • Use redes wifi seguras;
  • Atualize programas de antivírus, antimalwares e firewalls;
  • Faça a varredura dos equipamentos com esses programas antes do início dos trabalhos;
  • Sempre que possível, faça um backup de seus arquivos;
  • Durante o trabalho, evite entrar em sites cuja segurança não seja comprovada;
  • Use equipamentos diferentes para a navegação profissional e pessoal

E mais: Coronavírus motiva cancelamento de congresso do FB

Home office e e-mails

O cuidado deve se estender também aos arquivos recebidos. A Enisa recomenda evitar abrir mensagens de origem desconhecida, que podem carregar programas de furto de dados, os chamados pishing.

A agência alerta que vem ocorrendo com alguma frequência e-mails falsos de bancos pedindo recadastro de senhas, colocando a pandemia como justificativa para essa atualização. A orientação é não realizar qualquer ação do tipo pela internet antes de confirmar por telefone com a instituição.

Às empresas, a Enisa pede que se crie assinaturas eletrônicas e ofereça programas capazes de criptografar mensagens. Caso seja possível, permita que os funcionários em home office levem para casa os aparelhos que eles trabalharão.

Veja também:

Apple estima queda de receita por conta do coronavírus

Inteligência artificial antecipou surto de coronavírus

Collision será on line por conta do coronavírus

Views:
564
Article Categories:
Notícias

All Comments

Ver também