Grandes corporações embarcam na moeda do Facebook

O Facebook prossegue, a passos largos, em seu propósito de ter a sua criptomoeda. Repercussões na mídia internacional apontam que o lançamento ocorrerá ainda neste mês. De acordo com o Wall Street Journal, grandes corporações, como a Uber, a MasterCard, a Visa e o Booking, já teriam embarcado na iniciativa, inclusive com aporte financeiro.

Os investimentos de cada um estariam na casa dos US$ 10 milhões. Os recursos seriam destinados ao Projeto Libra, uma organização paralela ao Facebook criada justamente para conduzir a futura moeda virtual, de mesmo nome. Segundo outro jornal, The Information, a empresa espera recrutar até 100 instituições, de diferentes segmentos, para o projeto, que não se encerrará após o lançamento.

O trabalho vem sendo desenvolvido há pelo menos um ano. Uma equipe de dezenas de profissionais de tecnologia segue se debruçando em aplicativos de blockchain, tecnologia que sustentará a criptomoeda. A princípio, ela seria empregada apenas via Messenger e WhatsApp. Há quem acredite, porém, muito pela parceria já selada com os  gigantes do cartão de crédito, que o Facebook levará a Libra para fora da rede social.

A frente de todos esses trabalhos está David Marcus, ex-presidente da PayPal e atual vice-presidente de produtos do Facebook. Embora o foco seja a moeda, os esforços de Marcus para aprimorar a criptografia da empresa pretende também melhorar a proteção dos dados do usuário.

E mais: Cripto do Telegram será vendida ao público

Especulação

Para contornar a volatilidade comum desse mercado, o Facebook pretende colocar um lastro oficial à sua Libra, possivelmente o dólar. A empresa também quer se proteger também de questões como lavagem de dinheiro e extravio de divisas. Para isso, dialoga com o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos, o Banco da Inglaterra e a Western Union para desenvolver novos aspectos regulatórios.

 

Para saber mais sobre inovação, tecnologia e o ecossistemas de startups, siga nosso portal nas redes sociais @PortalNeoRadar.

 

Veja também:

Instabilidade nas redes sociais do Facebook Inc

Computação quântica pode impulsionar desenvolvimento do blockchain

A pizza de 10 mil dólares: o que eu aprendi com o Bitcoin

Visualizações:
421
Categorias:
Notícias

Ver também