Fundadores do Google deixam o comando da empresa

  • em 4 de dezembro de 2019

Uma mudança no comando de uma das maiores empresas do mundo causou surpresa no mercado. Larry Page e Sergey Brin anunciaram que deixarão a rotina de trabalho na holding Alphabet, que controla o Google. Foram os dois que, há 21 anos, quando ainda estudantes na Stanford University, fundaram a plataforma de buscas, marca hoje estimada em quase US$ 170 bilhões.

A dupla permanecerá com o controle de 51% dos votos que decidem os rumos da Alphabet. “Permaneceremos ativamente envolvidos como membros do conselho, acionistas e cofundadores”, disse a carta assinada em conjunto pelos dois, cujos trechos foram publicados pela BBC. “Pensamos que há uma maneira melhor de administrar a empresa. O Alphabet e o Google não precisam mais de dois CEOs e um presidente”.

Com a saída de Page e Brin, sobe de cargo e em responsabilidades Sundar Pichai. Ele havia assumido em 2015 o setor de internet do Google, que representa 99% do faturamento da holding. Pichai passará a ocupar cargo de executivo-chefe da Alphabet, com a missão de dar rumos promissores a outras iniciativas não tão lucrativas, como o carro sem motorista batizado de Waymo.

E mais: 10 curiosidades sobre o Google, que completou 21 anos

Longe do Google

Na carta, Page e Brin não esclarecem as razões que os levaram a tomar essa decisão. Apontam, apenas, que pretendem se voltar mais às respectivas famílias. “Embora tenha sido um tremendo privilégio estar profundamente envolvidos na administração diária da empresa durante tanto tempo, acreditamos que é hora de assumir o papel de pais orgulhosos, oferecendo conselhos e amor, mas não incomodando diariamente”.

Mesmo surpreso, o mercado dá sinais positivos com relação às mudanças. As ações da Alphabet subiram 0,75% em relação ao dia anterior.

Veja também:

Por que a Europa não tem um Google ou um Alibaba?

Google avança em mercado de relógios e pulseiras digitais

Google lança linha de celulares com radar

Views:
236
Article Tags:
Article Categories:
Notícias

All Comments

Ver também