10 curiosidades sobre o Google, que completou 21 anos

  • em 27 de setembro de 2019
google 21 anos

De tão inserido no dia a dia de milhões e milhões de pessoas, fica difícil imaginar como eram os dias anteriores a setembro de 1998, quando o Google não existia. A plataforma que se tornou uma das marcas mais valiosas do mundo completou nesse mês 21 anos, com números cada vez mais estratosféricos.

Por segundo, ele realizada 63 mil buscas, segundo a Search Engine Land. Os altos acessos o fizeram um captador de informações pessoais, o que lhe transformou, também, em uma eficiente plataforma de anúncios. O Google segue com faturamento crescente, atraindo profissionais e servindo como modelo de negócio para empreendedores, dos grandes agentes às startups.

Para marcar essa trajetória, a BBC News listou 10 curiosidades sobre a empresa criada por Larry Page e Sergey Brin. Vamos a eles:

Nome

Nada é muito claro sobre como os fundadores chegaram a Google como batismo. Uma das histórias mais contadas é que o termo deriva da expressão matemática Googol, que seria o número 1 acompanhado por 100 números zero. Alguém que trabalhava como Page e Brin teria soletrado essa expressão de forma errada. O pessoal gostou da nova palavra e resolveu adotá-la.

Massagem

Ainda sobre o nome, uma das alternativas à Google seria Backrub, que se traduz como “massagem nas costas”. Dentro do jargão computacional, o termo significa processo de ranqueamento de páginas.

Brincadeiras

A plataforma também ficou conhecida pelas brincadeiras criadas pelos engenheiros e programadores. Algumas são bem conhecidas. Experimente digitar no buscador “askew”, que significa “torto”, ou “do a barrela doll”, algo como “girar feito um ioiô”.

Bodes

Entre as excentricidades da sede da empresa em Mountain View, na Califórnia, está a forma como as gramas são aparadas. São usados bodes. Por volta de 200 animais convivem na área externa do complexo.

Expansão

O Google adquire, em média, uma nova companhia por semana. Algumas, claro, são apostas. Outras são marcas bem consolidadas. Ao longo de sua trajetória, a empresa incorporou, por exemplo, marcas como Youtube, Android e Waze.

Doodle

São as homenagens que o buscador realiza em sua página inicial.  O primeiro Doodle ocorreu em 1998, mais precisamente no dia 30 de agosto, quando a empresa resolveu reverenciar o boneco Burning Man, do festival de contracultura norte-americano.

Quase venda

Por pouco, Page e Brin não venderam o Google em 1999, ao preço de US$ 1 milhão. Hoje, a empresa está estimada em US$ 167 bilhões.

Lema

“Não seja mau” é um dos lemas que acompanha há empresa desde o seu surgimento.

Comida

Outro lema da empresa é sempre estar cercada de comida. Por algum tempo, eram famosos os lanches baseados em balas de goma. Hoje, os escritórios do Google pelo mundo são equipados com geladeiras fartas.

Cães

A empresa é uma das pioneiras do que se convencionou chamar de pet friendly. Os funcionários podem levar os seus cachorros para o trabalho.

Veja também:

Google revela suas práticas para o trabalho remoto

Aplicativo de chamada de vídeo do Google testa ligações em grupo

Gigantes de tecnologia enfrentam desconfiança nos EUA

Views:
1117
Article Categories:
Notícias

Ver também