Uma empresa francesa está nos estágios finais de desenvolvimento do primeiro navio de carga movida a hidrogênio do mundo. Se tudo der certo, a embarcação deve zarpar pela primeira vez ainda este ano, no rio Sena, em Paris, abrindo caminho para uma navegação mais sustentável.
O projeto é chamado de “Flagships” e está sendo conduzido pela Compagnie Fluvial de Transport (CFT), uma subsidiária do Grupo Sogestran, que trabalha em modais marítimos. “A demanda por tecnologias mais sustentáveis no transporte hidroviário está aumentando”, afirmou Matthieu Blanc, diretor da CFT, para o site Renewable Energy Magazine.
Veja também:
- Banco Central autoriza pagamentos via WhatsApp no Brasil
- Volkswagen desafia Tesla com aposta em carro elétrico
- Apple compra US$ 50 milhões em baterias da Tesla para nova usina solar na Califórnia
O executivo também disse que a empresa está feliz de liderar esse movimento de redução na emissão de poluentes e que eles demonstrarão as “características superiores das células de combustível de hidrogênio em aplicações aquaticas”.
O navio irá usar hidrogênio comprimido, produzido a partir da eletrólise (reação química provocada por passagem de corrente elétrica), como única fonte de energia. O barco não irá navegar pelos oceanos, e sim transportar mercadorias ao longo do rio Sena.
Para implantar dois navios de hidrogênio na França e na Noruega, o projeto Flagships recebeu 5,9 milhões de euros (por volta de 39 milhões de reais) de financiamento em 2018 do programa de Pesquisa e Inovação da União Europeia, Horizon 2020. O consórcio inclui 12 empresas europeias, incluindo a CFT.
Gostou do nosso conteúdo? Nos siga no Instagram e tenha acesso a mais materiais exclusivos!