Fornecedor da Tesla diz que consegue fabricar em grande escala bateria que dura 16 anos

bateria tesla

Em entrevista à Bloomberg, a empresa chinesa disse estar pronta para produzir a bateria, que propõe o dobro da durabilidade média da concorrência

A revolução das baterias pode estar prestes a acontecer com a proposta da fabricante chinesa Contemporary Amperex Technology (CATL). A empresa, que fornece para Tesla e Volkswagen, afirmou que está pronta para começar a produzir em larga escala uma bateria que deve durar 16 anos e 2 milhões de quilômetros, disse Zeng Yuqun, presidente da companhia, em entrevista à Bloomberg. O executivo acrescentou que o custo do novo produto é apenas 10% maior do que a média das baterias de carros elétricos do mercado.

O principal obstáculo para a massificação dos carros elétricos no mundo é o alto custo da bateria e suas limitações de autonomia. O componente representa o maior custo no projeto de um veículo e, se ele é altamente eficiente, provavelmente custa mais ou pesa mais. A média de vida útil das baterias disponíveis no mercado é de no máximo oito anos. Segundo o executivo relatou na entrevista, a bateria da CATL poderia ser reutilizada em um segundo veículo, uma alternativa diante das transformações da indústria automotiva, aceleradas pela pandemia do novo coronavírus.

Conforme foi avançado pela Reuters em maio de 2020, a Tesla estava a fabricar uma bateria de 1,5 milhões de quilómetros em conjunto a CATL. As fontes da notícia reportaram que a empresa de Elon Musk planejava lançar a nova bateria na China primeiro como parte de uma estratégia mais ampla de reposicionar a empresa. Apesar destas informações, a Tesla não confirmou tais notícias.

Views:
628
Article Categories:
Notícias

Ver também