Fintechs possuem taxa de crédito menor do que a de grandes bancos

  • em 14 de fevereiro de 2019

A pesquisa feita pelo aplicativo de educação financeira GuiaBolso revelou que a taxa para empréstimos via fintechs é menor do que a oferecida por grandes bancos. O estudo mostrou que a diferença do valor cobrado chega a quase a metade. Enquanto há bancos que exigem 7% de taxa ao mês, há fintechs que pedem 4%.

A explicação estaria na tecnologia. Segundo o co-founder do GuiaBolso, Benjamin Gleason, as fintechs reduzem custos ao eliminar qualquer estrutura física e dispõe de processos mais customizado de análise de crédito, que privilegia bons pagadores. Assim conseguem oferecer condições melhores aos clientes.

De acordo com a Associação Brasileira de Crédito Digital (ABCD), as fintechs de crédito cresceram expressivamente. O salto é de 300% por ano em volume de financiamentos concedidos.

Fintechs de créditos no Brasil

A Nubank caminha para se tornar uma fintech semelhante a um “banco digital”. Além de oferecer cartão de crédito e conta bancária totalmente gratuita, a startup inicia o serviço de empréstimos. A solicitação pode ser feita totalmente online, com o valor podendo ser parcelado em 24 meses e o pagamento até 90 dias após a validação.

Já o Banco Inter não trabalha com crédito pessoal. Contudo, oferece dois tipos de serviços que podem ser usados de forma semelhantes ao crédito cedido a pessoas físicas. São eles o crédito consignado, dado apenas para aposentados, funcionários públicos e pensionistas, e o crédito com garantia de imóveis no valor mínimo de R$ 50mil e máximo de até 50% do valor do imóvel (chegando até R$200mil).

Outro exemplo de fintech nacional é a plataforma Rebel. Para solicitar um empréstimo, basta colocar o CPF e, caso ele não esteja negativado, é necessário comprovar a renda mensal para a liberação do crédito. Além disso, o site da startup fornece campos de simulações e análise de documentos visando encontrar a melhor solução para o seu perfil.

Assim como a anterior, a Geru também é uma plataforma de empréstimo online que oferece as mesmas funções da concorrente. Ambas também possuem taxas mais baixas do que os outros bancos convencionais.

Para saber mais sobre inovação, tecnologia e o ecossistemas de startups, siga nosso portal nas redes sociais. @PortalNeoRadar

Veja mais:
Empresas investem em ambientes de trabalhos inspiradores e tecnológicos
A pizza de 10 mil dólares: o que eu aprendi com o Bitcoin
Incubar ou acelerar: o que é melhor para meu negócio?
Assistentes virtuais entram na rotina de milhões de pessoas

Views:
4383
Article Categories:
Notícias

Ver também