FedEx e Microsoft se unem para competir com Amazon

  • em 25 de maio de 2020

A FedEx e a Microsoft fizeram uma parceria para fornecer a clientes comerciais de remessas avisos de atrasos causados por condições climáticas, tráfego e outros contratempos. Dessa forma, a empresa de entregas expressas e a fabricante do software ganham mais munição na disputa com a Amazon. O serviço, que usa o software de computação em nuvem da Microsoft, vai proporcionar a grandes e pequenas empresas dados em tempo real para identificar maneiras de melhorar a movimentação de mercadorias.

O novo recurso, chamado de FedEx Surround, funciona com base na alta prioridade do pacote. Inclusive, a remessa pode ser reencaminhada para garantir que chegue a tempo. De acordo com Raj Subramaniam, diretor de operações da FedEx, “o trabalho em conjunto vai melhorar drasticamente nossa visibilidade e agilidade em toda a cadeia de suprimentos global.”

O FedEx Surround também pode coletar vários conjuntos de dados, reunindo-os por meio de uma tecnologia proprietária da FedEx, aprimorada a partir de digitalização e Internet das Coisas (IoT). A partir disso, é possível realizar uma análise dessas informações por meio de um conjunto de soluções de Inteligência Artificial (IA) e aprendizado de máquina da Microsoft.

Essa unificação das tecnologias de ambas as empresas fornecerá aos clientes de ambas não apenas uma visibilidade aprimorada da localização de um pacote durante sua jornada, mas também um conhecimento das condições do comércio global e dos desafios externos, tudo praticamente em tempo quase real. Isso inclui condições meteorológicas severas, desastres naturais, atrasos mecânicos (um caminhão quebrado, por exemplo), problemas de liberação e endereços incorretos. Esse nível de insights orientado a dados dará aos usuários do FedEx Surround a oportunidade de intervenções mais rápidas para evitar a lentidão logística, diminuindo atrasos e reduzindo custos.

A FedEx, pioneira em digitalizar e rastrear pacotes há mais de quatro décadas, quer atrair clientes comerciais, fornecendo ferramentas que muitas empresas não conseguem desenvolver por si mesmas. O FedEx Surround é o primeiro fruto de uma parceria entre as duas empresas que pode levar a outras iniciativas destinadas a ajudar a FedEx se posicionar como alternativa logística à Amazon para pequenas e grandes varejistas.

Para a Microsoft, a colaboração pode ajudar a competir com a Amazon, líder no mercado de infraestrutura em nuvem. A gigante da tecnologia de Redmond, em Washington, tem assinado acordos com grandes empresas para fornecer o software de inteligência artificial e em nuvem da Microsoft para criar programas que automatizam, rastreiam e digitalizam melhor importantes segmentos dos negócios de um cliente.

Views:
298
Article Tags:
Article Categories:
Notícias

Ver também