EUA aprova teste de covid-19 que fornece resultado em 15 minutos

Autoridades de saúde dos Estados Unidos deram o sinal verde para um teste que indica se o paciente está infectado ou não com o coronavírus em apenas 15 minutos. Conforme o vice-presidente, Mike Pence, tinha indicado ontem, o exame tem a mesma tecnologia usada em testes para a gripe. A facilidade permite resultados mais rápidos nos consultórios médicos.

A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês) concedeu a aprovação sob seu programa de autorização de uso de emergência. O teste portátil, BinaxNOW Covid-19 Ag Card, fabricado pela Abbott Laboratories, deverá ser usado por profissionais de saúde em hospitais e laboratórios. A empresa planeja vender os testes por 5 dólares cada.

Os Estados Unidos têm mais casos de coronavírus do que qualquer outro país, e hospitais e laboratórios estão tendo dificuldades para atender à demanda de testar milhares de pessoas. A Abbott prevê disponibilizar dezenas de milhões de testes em setembro, aumentando para 50 milhões de testes por mês a partir do início de outubro. Desde março, a empresa tem autorização dos EUA para cinco testes de coronavírus, incluindo um que pode oferecer resultados em minutos e é usado na Casa Branca.

Os Estados Unidos se tornaram o primeiro país a passar de 100 mil pessoas infectadas pelo novo coronavírus, indicou hoje um levantamento da Universidade Johns Hopkins. O estudo mostra que já são 100.717 casos da covid-19, com pouco menos da metade concentrada na região da cidade de Nova York.

Views:
277
Article Categories:
Notícias

Ver também