Laboratórios da Embrapa vão realizar testes para identificar coronavírus

Laboratórios Covid-19

Os 47 laboratórios da rede da empresa podem analisar cerca de 43 mil amostras por dia

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) colocou à disposição do governo federal sua estrutura instalada de laboratórios, equipamentos, produtos e pessoal para auxiliar na realização de testes laboratoriais de identificação da Covid-19. Além da Embrapa, a estrutura dos Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDAs) e da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) também serão utilizados.

Somadas as capacidades das três entidades, a possibilidade é de que 76 mil testes de identificação sejam feitos por dia em 84 laboratórios espalhados pelo Brasil.Se levar em consideração somente a infraestrutura disponível na Embrapa, serão usados 47 laboratórios com potencial para contribuir com quase 43 mil testes por dia. Segundo a Embrapa, os testes serão supervisionados pelo Ministério da Saúde e em conjunto com a Função Osvaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Adolfo Lutz.

E mais: Vale lança edital para encontrar soluções relacionadas ao Covid-19

A contribuição atende demanda do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que está atuando em parceria com o Ministério da Saúde. A ministra Tereza Cristina solicitou à Embrapa o levantamento dos laboratórios capazes de conduzir testes com a técnica RT-PCR e terem seu uso rotineiro redirecionado para identificar a eventual presença do coronavírus em amostras biológicas.

A coleta de amostras de saliva dos pacientes suspeitos será feita pelo sistema de saúde. Ou seja, as pessoas não devem ir aos centros da Embrapa com o interesse de fazer o exame. As amostras serão enviadas pelo governo ao time da estatal.

Views:
576
Article Categories:
CoronavírusNotícias

Ver também