Doutores da Alegria se reinventam durante isolamento e animam pacientes em hospitais via internet

doutores da alegria

Com a pandemia, o Doutores da Alegria – trabalho que é feito há décadas para levar um pouco de alegria a pacientes e profissionais de saúde nos hospitais – está sendo reinventando. Há mais de 20 anos levando alegria aos pacientes de hospitais públicos, os palhaços, presentes até nas UTIs, tiveram de sair fisicamente de cena, mas continuam atuando com o Delivery Besteirológico, que anima os pacientes via internet.

Em março, os médicos palhaços se viram obrigados a deixar os corredores dos hospitais, já que nem acompanhantes, nem palhaços podem circular pelos hospitais devido ao alto risco de contaminação. Os artistas, não muito ligados às novas tecnologias, tiveram de criar meios para continuar levando alegria aos pacientes, principalmente para as crianças.

Depois do primeiro impacto, o jeito foi replanejar as ações. O meio escolhido para continuar foi o vídeo. Os artistas passaram a trabalhar de casa e tinham como meta gravar vídeos com histórias, brincadeiras e musicalidade. Um comitê foi montado para avaliar os roteiros e encaminhar para a instituição mais adequada. Por semana, três vídeos são postados nas redes sociais.

O grupo contou com uma verdadeira força tarefa dos profissionais que estão atuando dentro das instituições de saúde. Como nem todos os hospitais possuem tablets, os profissionais usam os próprios aparelhos para levar alegria para quem está doente, principalmente para as crianças e familiares.

Além dos vídeos publicados nas redes sociais e daqueles enviados aos grupos de Whatsapp, os Doutores da Alegria também disponibilizam cartazes com QR Code para que familiares possam acompanhar um acervo com diferentes vídeos no Youtube.

Views:
351
Article Tags:
Article Categories:
Notícias

Ver também