Conheça o fone de ouvido feito de fungos

  • em 29 de maio de 2019

O meio ambiente, há algum tempo, está nas vitrines e prateleiras. O consumidor busca qualidade, claro, mas também quer saber se o produto é biodegradável ou se foi fabricado seguindo as normas de sustentabilidade. Um obstáculo a mais para as empresas de eletrônicos, cujos componentes dificilmente são de fácil descarte na natureza. Desafio que parece estar sendo superado pelo fone de ouvido Korvaa.

Desenvolvido pela Aivan, empresa de design finlandesa, o fone apresenta materiais especiais, que inclui até fungos. O bioplástico da alça, por exemplo, foi criado a partir de leveduras utilizadas na fabricação de pães. Ele é tão forte quanto os polímeros, extraídos do petróleo, com a vantagem de ser mais flexível. Já o amortecedor da orelha foi feito a partir de uma proteína chamada hidrofobina, produzida pelo fungo Trichoderma reesei, com larga aplicação na indústria têxtil.

A estrutura dos alto-falantes veio das aranhas. O Korvaa se utiliza de uma proteína retirada das teias. O material, um dos mais resistentes encontrados da natureza, vem sendo aproveitado inclusive na fabricação de coletes à prova de bala.

Embora cheio de atributos aos olhos do consumidor, o Korvaa não está à venda. É o que o mercado chama de produto conceito, cujo objetivo é exclusivamente apontar tendências. Novas ideais como o fone de ouvido devem surgir em breve, segundo os próprios criadores. “É um campo de pesquisa em rápido desenvolvimento”, explicou Saku Sysiö, designer da Aivan, ao site Dezeen. “Estamos empolgados para ver o que acontece nessa área nos próximos anos e como esses materiais serão usados em vários setores”.

Para saber mais sobre inovação, tecnologia e o ecossistemas de startups, siga nosso portal nas redes sociais @PortalNeoRadar.

Veja também:
A onda das bikes elétricas que podem mudar a configuração do transporte urbano
Caminhão trafega com energia da própria estrada
Captação de energia solar através de vidros e telas está próxima

 

Views:
11680
Article Categories:
Notícias

Ver também