Gigantes poderão perder exclusividade de dados

  • em 11 de dezembro de 2019

A discussões em torno da privacidade dos dados de usuários da rede ganhou mais um capítulo nessa semana. Empresas de tecnologia de alcance mundial, como o Google e Alibaba, poderão ser forçadas pelo governo dos Estados Unidos e de outros países a compartilhar informações de clientes com os bancos e fintechs.

Um parecer sobre a possibilidade está sendo conduzido pelo Conselho de Estabilidade Financeira (FSB), ligado ao Banco Central dos EUA, o Federal Reserve. Em seu último relatório, pediu que as instituições governamentais monitorem o movimento dessas gigantes, que já estariam interessadas em abrir braços no setor de serviços financeiros.

De acordo com publicação da Reuters, o FSB se preocupa com a concentração de mercado. Pelo amplo conhecimento dos consumidores, em todo o planeta, essas empresas teriam vantagens insuperáveis em relação aos bancos.

“A capacidade das grandes empresas de tecnologia de alavancar dados de clientes levanta a questão de saber se, e até que ponto, as autoridades poderiam considerar o potencial de promover a mobilidade de dados entre os vários atores envolvidos na provisão de serviços financeiros”, diz o relatório do Conselho.

E mais: Cofundador do Facebook auxilia Governo dos EUA contra sua antiga empresa

Dados para outras áreas

De fato, essas empresas já deram sinais que pretendem atuar em áreas hoje dominadas pelos bancos. Algumas já oferecem gestão de ativos. Outras, permitem pagamentos e fornecem empréstimos.

O Facebook chegou a anunciar uma criptomoeda própria, a Libra. Especialistas apontaram que o alcance da cripto, de tão grande, tiraria dos Bancos Centrais e dos Governos qualquer poder sobre a política monetária.

“A libra levanta preocupações sérias em relação à privacidade, lavagem de dinheiro, proteção ao consumidor e estabilidade financeira”, disse em junho Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, em depoimento ao Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Deputados.

Veja também:

Gigantes de tecnologia enfrentam desconfiança nos EUA

Facebook lança sistema de pagamentos exclusivo

PayPal abandona criptomoeda do Facebook

Views:
272
Article Tags:
Article Categories:
Notícias

Ver também