Instituições de ensino oferecem cursos on line grátis

  • em 23 de março de 2020

O período é de reclusão para muitos profissionais. Por conta da pandemia, as autoridades de saúde exigem cuidados redobrados com a higiene e pedem isolamento domiciliar. Porém, esse tempo a mais em casa pode ser também de preparação. Grandes instituições de ensino, do Brasil e do mundo, disponibilizaram cursos on line gratuitos, muitos deles voltados para as áreas de gestão, marketing e empreendedorismo.

A lista é grande. Inclui universidades como USP e Harvard. Abaixo, listamos algumas dessas opções, com os respectivos links. O passo agora é organizar a agenda, separar as horas de estudo e terminar a quarentena com mais conhecimento.

Harvard

Uma das maiores universidades do mundo, a Harvard oferece centenas de cursos gratuitos pela internet. Eles abordam diferentes campos de ensino, como direito, história, literatura, ciência de dados, programação. As aulas são em inglês, o que pode ser um obstáculo para alguns, mas também um motivador para quem quer se aprofundar no idioma.

Os cursos on line gratuitos não emitem certificados. O aluno, porém, pode solicitá-los, mediante pagamento de uma taxa.

https://www.edx.org/school/harvardx

FGV

A escola brasileira disponibiliza dezenas cursos gratuitos em sua plataforma EAD. Mais de 50 tem o foco em gestão, estratégia de negócios, marketing, finanças e áreas correlatas. As cargas horárias variam entre cinco e 15 horas. Quem conseguir a nota mínima na prova final receberá um certificado de participação.

http://www5.fgv.br/fgvonline/Cursos/Gratuito

MIT

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) segue também a proposta da USP e de Havard. São dezenas de cursos on line gratuitos. A maior parcela abrange novas tecnologias, mas há oferta de capacitações voltadas à economia, história e até arquitetura. As aulas são em inglês e com número limitado de vagas.

https://ocw.mit.edu/courses/find-by-topic/

USP

A maior universidade do país disponibilizou 16 cursos. Entre eles, o de “Criação de startups”, “Marketing digital” e “UX / UI: Fundamentos para o design de interface”. Todas as aulas são realizadas pelo corpo docente da USP, ou por doutores e pós-doutores que estão ou passaram por lá. As aulas são gratuitas, mas a obtenção dos certificados exige o pagamento de R$ 29.

https://www.coursera.org/usp

Insper

Outra importante instituição de ensino brasileira, o Insper concedeu quatro cursos gratuitos: Introdução ao marketing analítico; Capitalismo consciente; Gestão de operações; e Administração financeira. Basta se cadastrar para assistir às aulas. Assim como a USP, que utiliza a mesma plataforma de EAD, a Coursera, os certificados do Insper terão um custo de R$ 29.

https://www.coursera.org/insper

Outras instituições com cursos on line

Senai: https://eadsenaies.com.br/

Sebrae: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline

Escola Virtual: https://www.ev.org.br/

Perestroika: https://www.perestroika.com.br/online/vailaefica/

Digital Innovation One: https://digitalinnovation.one/

Brandster: https://brandster.com.br/

Stoodi: https://www.stoodi.com.br/

Views:
839
Article Categories:
CoronavírusNotícias

Ver também