Curiosity, a sonda da Nasa, investiga rocha colorida em Marte

Curiosity, sonda da Nasa

Se na Terra ficamos encantados ao encontrar pedras coloridas espalhadas por aí, imagine se deparar com algo do tipo em outro planeta. Foi por isso que a sonda Curiosity, da Nasa, que está em Marte, passou o último final de semana inteiro explodindo, com laser, uma pedra peculiar encontrada na superfície do Planeta Vermelho durante sua exploração. Cientistas estão utilizando todas as ferramentas voltadas à análise de componentes químicos presentes no robô para solucionar o mistério.

E mais: Inteligência Artificial ajuda NASA a projetar novos trajes especiais

Em um plano de 3 dias de ação, um tipo de rocha ígnea dividida em folhas planas batizada de Breamish está sendo detalhadamente investigado por apresentar cores diferentes das usualmente observadas no local. A pedra era adornada com cores incomuns para a área em que foi encontrada e a melhor forma de entender sua origem era vaporizá-la com um laser para descobrir sua composição química. Ainda assim, o laser é apenas uma das ferramentas da Curiosity capazes de fazer esse tipo de análise.

Por ora, as descobertas acerca desta rocha ainda não estão disponíveis, mas, segundo o portal Digital Trends, as cores podem sugerir a presença de compostos orgânicos. A informação só poderá ser confirmada, de fato, quando a sonda Perseverance, também da Nasa, chegar em Marte com suas ferramentas mais sofisticadas, as quais poderão, inclusive, buscar micróbios antigos.

Ao passo que a Nasa se prepara para o lançamento de Perseverance no dia 30 deste mês, Curiosity continua explorando, junto com a sonda Opportunity, as regiões do Planeta Vermelho que parecem ter abrigado algum tipo de vida. Dando continuidade à sua jornada, a Curiosity avança em direção a uma região repleta de sulfato, como o de magnésio e de gesso. Uma vez que esse elemento geralmente se forma depois da evaporação da água, existem chances de que pistas sobre a história do líquido em Marte sejam apresentadas.

Views:
283
Article Categories:
Notícias

Ver também